PENTE-FINO DO INSS: veja algumas informações importantes

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) (Foto: Marcelo Casal Jr. / Agência Brasil)

O INSS deverá convocar aproximadamente 170 mil beneficiários do INSS para revisão de benefícios por incapacidade (temporária ou permanente). As notificações começarão a partir de agosto e tem previsão para encerrar apenas em dezembro de 2021.

O objetivo da Previdência Social é identificar benefícios que foram concedidos indevidamente ou de maneira errônea, seja por falta de documentação (ou documentação falsa), falta do preenchimento dos requisitos pelo segurado, dentre outras situações.

Segundo informações, serão priorizados os seguintes casos no momento da convocação: benefícios por incapacidade mantidos sem perícia pelo INSS por tempo superior a seis meses ou benefícios por incapacidade que não possuam data de cessação estipulada.

Importante esclarecer que a convocação para a nova perícia médica no INSS, em regra, acontecerá por meio de cartas comuns ao endereço do segurado, motivo pelo qual é de grande importância estar com os dados atualizados no sistema da previdência. Outra possibilidade é a convocação por meio das agências bancárias onde o segurado recebe o benefício previdenciário ou no portal do Meu INSS.

Caso você seja selecionado para o pente-fino, deverá ter em mãos toda a documentação solicitada pelo INSS e, caso seja necessário comparecer à perícia médica, esteja munido de atestados, laudos, exames médicos, dentre outros documentos que comprovem a incapacidade.

Caso entenda necessário, busque informações com um advogado previdenciarista de sua confiança.

Boletim semestral de notificações no Hospital Regional de Santana do Ipanema

Hospital de Santana (Foto: Alagoas na Net / Arquivo)

O Núcleo Hospitalar de Vigilância Epidemiológica do Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo, entre os meses de janeiro a junho de 2021, notificou 236 casos de doenças e agravos de notificações compulsórias, pacientes esses vindos da 9ª e 10ª região de saúde.

O principal motivo da notificação é fornecer para os órgãos competentes informações de doenças/agravos/eventos, que são transmissíveis, apresentam letalidade ou outro tipo de impacto na saúde. A partir disso, poderão ser tomadas medidas de promoção, proteção e controle.

Veja abaixo uma tabela e gráfico dos registros:

Saudações aos nossos Padroeiros

Padroeiros de Santana do Ipanema, Sant’Ana e São Joaquim (Fotos: Lucas Malta / Alagoas na Net)

Nesta sábado, dia 17 de julho, Santana do Ipanema inicia as novenas em honra aos nossos Padroeiros São Joaquin e Senhora Sant’Ana.

O Dia de Santa Ana e de São Joaquim é comemorado em 26 de julho, data escolhida para celebrar a imagem dos pais de Maria Santíssima. Eles foram um casal que, graças à fé em Deus, pode receber um grande milagre em suas mãos.

Para homenagear este tão importante casal, que tem o símbolo de avós, eu fiz uma poesia demostrando o nosso respeito e amor a dois seres tão úteis a nossa comunidade, pois a sua história é de muita bondade..

Viva Senhora Sant’Ana

Eu sou santanense de coração
Neste mês de julho peço bençãos
A Nossa Excelsa Padroeira
E para isso, eu entro em oração

Bençãos derramadas sobre o Sertão
Enfeitam a Mãe Natureza
Que enche as nossas almas
De uma grande e útil riqueza

A Santa mãe da mãe de Deus
Nos protege de todos os males
Sejam meus ou sejam seus
Sem discriminar cristãos ou ateus

Desta Santa, enviada por Deus
Peçamos a sua bendita proteção
Para cuidar de todos nós
Nos trazendo amor e não paixão

Bendito seja São Joaquim
E Nossa Senhora Sant’Ana
Um casal que nos deu exemplos
Dos valores quando a gente ama

Como o Marketing Digital pode ajudar meu consultório a crescer?

Foto: Catarina Magalhães / Agência Alagoas

Engana-se quem imagina que consultórios médicos não precisam de uma presença digital forte para garantir o sucesso. Como a medicina é vista como uma profissão relacionada ao cuidado com a saúde, presume-se que os pacientes chegam aos consultórios de maneira orgânica e natural, sem precisar de nenhum estímulo externo, exceto suas dores.

Ledo engano. Como em todas as outras profissões, a oferta de consultórios médicos também está cada vez mais alta, ou seja, existe concorrência e eles estão atualizados e preparados para conquistar o maior número de pacientes possível.

Estamos vivendo a revolução digital, um período único na história em que as relações estão acontecendo virtualmente. Todas as necessidades são supridas através de um clique. A Internet é a via mais rápida para fazer acontecer aquilo que se precisa ou deseja.

Segundo a revista Istoé Dinheiro, o Coronavírus fez as redes de delivery, TV e Streaming (serviços pagos de filmes e séries) reforçarem suas estratégias de serviço para atender as demandas. É claro que as estratégias de Marketing Digital passaram a ser a primeira opção dentre as formas de publicidade e propaganda adotadas pelas empresas, como outdoors ou panfletagem.

Estas estratégias também devem ser utilizadas por médicos e outros profissionais da saúde para chegar ao maior número de pessoas possível. Neste artigo vamos entender como fazer isso.

Engajando pacientes

Engajamento é a palavra do momento. É um substantivo masculino que significa o contrato para prestação de serviços. Nada mais é do que o seu relacionamento com o paciente. É possível aumentar o engajamento com pacientes através do Marketing Digital e o primeiro passo é fazer com que eles saibam da existência do seu consultório.

A partir do primeiro contato, é fundamental oferecer conteúdo relevante e de qualidade para fidelizar os pacientes e fazer com que eles indiquem seu trabalho para amigos e familiares. A consequência disso é o aumento do volume de agendamentos de pacientes no dia a dia, o que contribui para que o consultório tenha finanças cada vez mais saudáveis.

Traçando um paralelo com o exercício da medicina, as estratégias de Marketing Digital são importantes suplementos vitamínicos que você ministra ao paciente para manter o organismo funcionando de maneira saudável. Neste caso, o organismo é o seu consultório.

Melhor marketing de todos os tempos: o boca a boca

Embora tenhamos uma lista de boas práticas no Marketing Digital para alavancar o seu consultório, a melhor estratégia de marketing é, sem dúvidas, um bom atendimento.  Independente da forma que o seu paciente chegar ao seu consultório, online ou offline, é muito importante que eles sejam bem atendidos.

A experiência de um paciente com um determinado médico se inicia antes mesmo dele chegar na sala de espera. É preciso que, na marcação da consulta ou ao tirar uma dúvida pelo direct do Instagram, ele perceba a qualidade do seu trabalho.

Além do fator humano, ou seja, das pessoas que estarão na linha de frente do atendimento, há outras ferramentas que podem tornar a experiência do seu paciente algo que mudará positivamente o seu dia. Vamos a elas:

Atendimento via WhatsApp

O WhatsApp é uma ferramenta utilizada para comunicação e também pode ser uma ótima maneira de iniciar o atendimento do seu consultório. Também é possível realizar agendamentos, confirmar consultas e até mesmo realizar o pagamento delas. 

Esta é uma ferramenta de aproximação com o paciente, por isso ela precisa ser gerenciada com carinho. É muito importante ter um tempo de resposta curto, pois deixar o paciente esperando por um retorno no WhatsApp é similar a deixá-lo esperando por horas a fio na sala de espera do consultório.

Além disso, o WhatsApp pode ser utilizado para estreitar o relacionamento com os seus pacientes, humanizando o atendimento através de felicitações em datas comemorativas como aniversários, Natal e Ano Novo.

Telemedicina

Esta é uma ferramenta totalmente regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e permite que a clínica médica realize atendimentos através de videochamadas. Desta forma, alguns pacientes nem precisam sair de casa para ter um acompanhamento médico atencioso.

A telemedicina é ótima para manter o médico atualizado sobre novos sintomas e evita que o paciente se desloque da sua casa até o consultório.

Ferramentas de divulgação

Outras ferramentas que são muito importantes para a divulgação do seu consultório são o Youtube,  Facebook e Instagram. São ótimos canais de comunicação para esclarecer dúvidas, promover enquetes e  aproximar os pacientes do consultório.

Manter o engajamento dos pacientes é muito importante para o crescimento do seu consultório. E o Marketing Digital é imprescindível para que você conclua essa missão com sucesso. E então, Dr. (Dra.), já fez a sua postagem hoje?

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre o meu trabalho? 

Acesse o meu site: https://www.asmarketingmedico.com/

Ou siga meu instagram: https://www.instagram.com/asmarketingmedico/

O que leva alguém a cometer SUICÍDIO?

A ansiedade e a depressão são as doenças mais comuns que atingem a população, principalmente neste momento, com a pandemia de Covid-19 (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Muitas perguntas ecoam em nossa mente sempre que surge um noticiário a respeito desse tema. Muitas dúvidas e opiniões aleatórias bombardeiam nossa cabeça.

De forma periódica falamos sobre isso aqui no blog, como no texto “Aprenda como ajudar alguém em risco de suicídio” , neste “COVID-19, Adoecimento Mental e Suicídio” ou ainda “SETEMBRO AMARELO: Você sabe como surgiu?”.

Mas o que de fato leva um ser humano a tal comportamento? 

Asseguro que não existe uma resposta pronta, são vários os fatores que somados podem causar tal desequilíbrio psicológico. Listarei a seguir algumas das possíveis causas que levam alguém a desistir de seguir a vida.

Cada ser humano é um universo em miniatura, e em seu processo de vida comum, o indivíduo é exposto diariamente a várias situações, que podem ser prazerosas ou traumáticas. Cada organismo reage de uma forma no acumulo de experiencias. 

Numa breve comparação, seria possível ver a configuração da estrutura mental de ser humano, como um COPO vazio em baixo de uma torneira que pinga uma gota por vez, ao longo da vida esse copo tende a encher, cada pingo é uma situação interpretada e acumulada: uma crítica, um bullying, uma violência, uma acusação, um julgamento, um abandono, um luto, uma dificuldade financeira, uma doença, uma desilusão amora, perca do emprego dentre outros. 

Raramente alguém comete suicídio por uma única vez que aconteça alguma dessas situações listadas acima. E muito comum na história de vida desse indivíduo, estarem presentes várias dessas experiências doentias. Quando o copo enche uma única gota faz o conteúdo derramar. 

Essa última situação que gera a crise e o desespero é o que chamamos de gatilho. 

Geralmente o acumulo dessas emoções e sentimentos geram um emaranhado de conflitos que fazem tal pessoas não encontrarem saída para aquele problema. 

Outro fator muito comum nas estatísticas suicidas são as doenças mentais, várias dessas patologias psicológicas trazem em seu conjunto de sintomas (o pensamento/vontade de morrer), na condição do doente mental o fator morte é vista como a solução para acabar o sofrimento que ele sente.

É comum pessoas pensarem em morrer em algum momento da vida, segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde, não é normal é enxergar a morte como única alternativa para resolver seus problemas. E é exatamente o que pensa e sente alguém com intenção suicida. Naquele momento de desequilíbrio, ele não visualiza outra saída.

Infelizmente ainda existe muitas crenças e desinformações a cerca desse assunto, e por isso, essa demanda é vista como uma nuvem escura que assusta a sociedade. 

Raramente as famílias que passam por essa situação não recebem orientação psicológica adequadas, as vezes por preconceito, as vezes por vergonha e outros motivos culturais/religiosos. 

Ninguém espera que aconteça em sua própria família. E sempre difícil lidar com isso.

O indivíduo com pensamentos de suicídio leva uma vida comum como qualquer outra pessoa, o que o leva a cometer o ato é a forma particular e subjetiva de interpretar e encarar as situações difíceis. 

Suicídio não é falta de DEUS, Suicídio não é FRAQUEZA, não é FRESCURA, não é pra chamar ATENÇÃO, não é coisa do CAPETA, não é CULPA de ninguém. 

SUICÍDIO É O RESULTADO DE UMA ATITUDE DE DESEQUILIBRIO PSICOLÓGICO.

Centro de Atendimento a Covid-19 no Hospital de Santana completa 1 ano

Funcionários celebraram um ano de funcionamento da “Ala Covid” (Foto: Assessoria / HRCRM)

O Centro de Atendimento a Covid-19 (também conhecida como Ala Covid), instalada no Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo (HRCRM), unidade administrada pelo Instituto Nacional de Pesquisa e Gestão em Saúde (InSaúde), completou esta semana um ano de funcionamento.

O setor  foi inaugurado inicialmente com 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 20 leitos clínicos, mas esse ano, devido ao aumento dos números dos casos, a quantidade de leitos foi ampliada para 15 de UTI e 30 Clínicos.

Desde a sua instalação, quase mil pacientes foram atendidos (exatos 971) de todas as partes do estado de Alagoas. Além disso, o centro registrou 584 altas de pacientes recuperados da Covid-19.

Para celebrar a passagem de um ano desse instrumento importante de combate à pandemia do coronavírus, o HRCRM promoveu um momento de confraternização entre os colaboradores da ala, destacando a importância da atuação de cada um desses colaboradores na luta contra o covid-19.

Veja abaixo algumas fotos do momento especial:

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação compartilhada por Hospital Dr Clodolfo Rodrigues (@hrcrmoficial)

Por Assessoria HRCRM

Amor Pelo Sertão

(Foto: Ilustração / Ascom Palmeira dos Índios)

Eu gosto de forró
De xote e de baião
E de dançar quadrilha
Na noite de São João

Desde de quando eu nasci
Que eu amo o meu Sertão
Que me dá tanta alegria
E muita satisfação

Gosto de comer canjica
E de beber quentão
De pular a fogueira
E de soltar balão

Isso tudo é muito bom
Viver nessa diversão
Comer muito milho assado
Plantado na região

É por isso que eu canto
Cheio de emoção
Conviver com nosso povo
Só enriquece o meu coração.

Pensão alimentícia, qual valor deve ser pago? 20% ou 30%?

Foto: Lisa870 / Pixabay

Muitas pessoas têm uma ideia equivocada de que a pensão alimentícia paga pelo provedor deve ser estipulada em 20% ou 30%. Inicialmente já esclareceremos, não há um valor ou percentual predeterminado aplicável ao caso de pensão alimentícia.

A pensão alimentícia é um direito que possibilita a uma pessoa solicitar diretamente à outra uma ajuda financeira cujo o intuito é manter as suas necessidades básicas, a exemplo de alimentos, saúde, moradia, cuidados médicos, farmacêuticos, direito a educação (se menor de idade), vestuário, dentre outros.

Pois bem, ao contrário de que várias pessoas idealizam, a pensão alimentícia deve ser estabelecida levando em consideração o binômio, possibilidade de quem deve pagar e a necessidade daquele que deverá receber. Ou seja, numa ação judicial, aquele que pretende receber os alimentos deverá comprovar, além de sua necessidade em recebê-los, a possibilidade financeira de quem deve pagá-los. Por isso, o valor deverá se adequar às condições do alimentando e do alimentante.

Apesar da lei não trazer em seu bojo um percentual fixo ou determinado para condenação ao pagamento de pensão alimentar, normalmente os juízes determinam que o valor seja entre 20% a 30%, tomando por base os ganhos do alimentante, ou com base no salário mínimo legal. No entanto, isso não impede que o julgador decida em percentual maior que 30%, ou menor que os 20%, tudo conforme o caso concreto.

Após decisão judicial que determine o pagamento de alimentos, e este não sendo pagos ou simplesmente ocorrer atrasos por três meses no mínimo, poderá resultar na prisão do devedor.

Mas não é só, o devedor, em caso de atraso na parcela alimentar, poderá ter seus bens penhorados (terreno, carro, moto, caso), os quais poderão ser leiloados para pagar a dívida existente oriunda do referido débito, bem como poderá ter seu nome inscrito nos órgãos de proteção ao crédito, ou seja, ficar com o nome negativado.

Pois bem, em caso de dúvidas procure um advogado de sua confiança.

Junho Violeta: um olhar para a melhor idade

Foto: Steve Buissinne por Pixabay

O período chamado de melhor idade é parte natural do ciclo da vida, do qual todos nós almejamos alcançar. Planejamos a aposentadoria, e idealizamos ter um tempo para somente esticar as pernas pro alto e repousar da correria de toda uma vida de ocupações. Imaginamos fazer todas as viagens que não deram tempo em tão curtos períodos de férias, e sonhamos em conhecer todos os lugares que foram abandonados na lista dos sonhos da juventude.

Ninguém quer partir aos 40. Ainda não deu pra ver tudo que o mundo tem pra oferecer. Queremos ser centenários, pois a sede de viver é algo insaciável. Sempre falta conhecer um lugar novo, uma pessoa nova, e sempre há novos assuntos para estudar, e novas áreas para trabalhar. Se tivéssemos a imortalidade como prazo, ainda assim, haveriam infinitas possibilidades para vivenciar. Mas, é justamente por ser finita, que a vida tem tanto valor.

Alcançar a terceira idade é algo a se comemorar muito, tanto por todas as experiências que já foram vividas, quanto pela perspectiva de alguns anos (e sonhos) a mais. Talvez, quando alcançamos esta fase é que nos damos conta da importância da vida, justamente por saber que a maior parte dela já passou. Mas, infelizmente, a realidade de manter uma vida ativa, saudável, e de qualidade durante a terceira idade no Brasil, não condiz com a situação de todos os idosos brasileiros. Embora devesse.

Em decorrência da pandemia, as famílias passaram a enfrentar diversos problemas sociais, emocionais e econômicos (entre tantos outros), e a violência entre familiares também cresceu junto a essa maré desastrosa. Segundo a Central Judicial do Idoso (CJI) só nos primeiros cinco meses de 2021 os casos de violência contra idosos ultrapassaram o total do ano passado. Dados do Disque 100, apontam que no primeiro semestre deste ano, foram registrados mais de 33,6 mil casos de violações de direitos humanos contra idosos no país. Na maioria dos casos, as denuncias notificam agressões verbais, físicas ou exploração financeira.

Atualmente, ainda é enfrentado mais um agravante: a fome. Olhar para a história do desenvolvimento do país em meados de 1940 e 50, é também olhar para o crescimento da desigualdade social, o êxodo rural, o alto índice de pobreza e, consequentemente, a fome. Com todos os problemas sociais desencadeados em efeito dominó pela pandemia, o Brasil está voltando ao Mapa Mundial da Fome a passos largos. E se fizermos um cálculo rápido, veremos que os idosos que estão em situação de vulnerabilidade social hoje, com as geladeiras vazias, são os mesmos que passaram fome numa árdua infância. Desencadear este problema é também trazer as sombras de cicatrizes emocionais que haviam sido guardadas, de volta à tona.

Se não fosse o bastante, a OMS sinalizou este mês, a iniciativa de incluir o termo “velhice” na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID), a partir de janeiro de 2022. É isso mesmo, você não leu errado. Chegar à terceira idade será classificado como doença. Um enorme retrocesso que pode desencadear no aumento do preconceito para com a pessoa idosa, além de possíveis interferências em diagnósticos médicos, tratamentos e pesquisas científicas na área de geriatria e gerontologia. Imagine você, adoecer aos 60 anos e ser diagnosticado com “velhice”?! Qual seria o tratamento, afinal?

Diante de tudo isso, é de fundamental importância que todos nós, enquanto sociedade civil, possamos sempre abrir espaço para falar sobre o público idoso, e refletir sobre seus direitos e necessidades. No mês atual esta reflexão vem junto à campanha Junho Violeta, que busca combater a violência contra a pessoa idosa. O dia 15 de Junho é o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, conforme declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção a Violência à Pessoa Idosa, em 2006. Assim como outras campanhas nacionais e/ou internacionais, a favor da garantia de direitos de vários outros grupos, esta foi criada pela sua urgente necessidade.

Pensar no público idoso é pensar em 10% da população do país, que serviu, educou, e construiu muito do que somos e alcançamos hoje, e a retribuição está acontecendo da pior forma. O olhar de respeito à nossa ancestralidade jamais deveria ser desviado. Todo o conhecimento e sabedoria passada para nós vieram e vêm da fonte de experiências vividas por eles, e reconhecer a importância dos nossos idosos é, acima de tudo, um ato de gratidão. A população se torna cada dia mais longeva, em breve o número de idosos será cada vez maior, e ainda maior, será a responsabilidade de todos de respeitá-los.

Em casos de violência de qualquer tipo e/ou violação de direitos contra idosos, denuncie. Disque 100. Como sabiamente falou Martin Luther King: “Quem aceita o mal sem protestar, coopera com ele”. O seu silêncio também é violência.

Hospital de Santana do Ipanema lança projeto de educação a distância

Frente do Hospital de Santana (Foto: Assessoria / HRCRM)

O Hospital Regional Dr. Clodolfo Rodrigues de Melo (HRCRM), unidade administrada pelo Instituto Nacional de Pesquisa e Gestão em Saúde (INSAÚDE ), através do Núcleo de Educação Permanente (NEP), idealizado pela equipe de Fisioterapia, está lançando o Projeto “Saber Mais”.

A ação tem como objetivo a promoção e o aumento do conhecimento dos colaboradores através do ensino a distância. As aulas serão ministradas pelos próprios profissionais da unidade promovendo assim, um ambiente de troca de conhecimentos.

O início do trabalho será na próxima segunda-feira, 07 de junho, com a aula do fisioterapeuta, Jansiel Pereira, que tem como tema Avaliação e Monitorização do Paciente Crítico. Todas as aulas serão gravadas e disponibilizadas posteriormente, no canal do YouTube da unidade, para o público externo.

Para conhecer e já se inscrever no canal do HRCRM, CLIQUE AQUI.

Por Assessoria / HRCRM