O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informa que os créditos referentes à complementação de benefícios que foram bloqueados, já foram recalculados e, após validação pela Coordenação-Geral de Gerenciamento do Pagamento de Benefícios, serão enviados aos bancos pagadores e estarão disponíveis aos beneficiários a partir da próxima quarta-feira, dia 16.
A geração desses pagamentos com erros tem ocorrido desde o mês passado, devido a inconsistências no sistema de pagamento alternativo do INSS. Os créditos gerados nos dias 7 e 8 de janeiro também foram afetados por inconsistências no processamento e foram bloqueados e serão reprocessados pela Dataprev, com previsão de liberação também no dia 16.
De acordo com o chefe de Benefícios substituto da Gerência do INSS em Maceió, Geraldo Henrique Melo, a maior parte dos segurados que estão com os créditos bloqueados são aqueles que tiveram o benefício suspenso ou encerrado e, quando realizada a reativação, foi gerado um complemento positivo. Geraldo esclarece que o bloqueio acontece apenas nesse complemento. O pagamento mensal está sendo efetuado sem problemas nas datas previstas, de acordo com o número do benefício do segurado.
Geraldo acrescenta que o acerto e a liberação desse pagamento suplementar não depende de uma ação do servidor ou da agência do INSS. Como é um problema no sistema de pagamento, a solução compete a empresa de processamento de dados da Previdência Social (Dataprev), em sua sede no Rio de Janeiro, que faz as correções automaticamente.
Por Assessoria