Dia dos Avós: celebrando a sabedoria e o encanto da terceira idade na Uneal Unapi é um Programa de Extensão da universidade que oferece aos idosos um espaço de convivência e aprendizado.

Priscila Anacleto / Ascom Uneal

26 jul 2024 - 23:00


Este programa, mais do que um espaço de aprendizado, é um lugar onde a sabedoria
(Fotos: Victoria Lopes / Ascom Uneal)

Neste dia 26 de julho, quando o Brasil celebra o Dia dos Avós,  a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) enaltece a magia do envelhecer através do projeto Universidade Aberta à Pessoa Idosa. Este programa, mais do que um espaço de aprendizado, é um lugar onde a sabedoria encontra novas vozes e onde a solidão se dissolve em laços de amizade e conhecimento.

A Unapi é um Programa de Extensão da Uneal que oferece aos idosos um espaço de convivência e aprendizado, combatendo o isolamento social. Por meio de atividades como cursos, oficinas e eventos culturais, os participantes encontram novas oportunidades de interação e amizade, contribuindo para uma vida mais ativa e feliz.

A pró-reitora de Extensão, Sanadia Gama, destacou o impacto do programa. “A Unapi vem desbravando bastante caminhos, principalmente na questão da memória e das publicações construídas pela coordenação, como a cartilha da violência contra a pessoa idosa, que é uma das grandes temáticas que vêm pautando essas populações. A Unapi tem sido um programa de grande referência na Uneal e uma grande contribuição que a Extensão Universitária vem dando, tanto na formação dos estudantes quanto para a comunidade local em que a Unapi está inserida”, afirmou. 

O projeto possibilita que os idosos mantenham suas mentes ativas e saudáveis através de diversas atividades educacionais. Geraci Gomes Tenório tem 93 anos e fala com alegria sobre a importância de se manter ativa. “Eu faço musculação para reduzir os impactos causados pela idade, renovei minha habilitação e ainda dirijo, e venho para a Uneal feliz da vida porque posso recordar coisas que aprendi no passado e me manter ainda mais ativa”. Ela, que já foi eleita Rainha Master (a mais idosa do clube que faz parte), disse ainda que este mês passou a faixa para a sucessora, mas continua sendo rainha para a família, amigos, colegas e “reinando” nas coisas de casa. “É claro que a idade tem seus limites, mas a gente vai superando”, concluiu ela. 

Como uma árvore que nunca deixa de crescer, a Unapi oferece aos idosos a chance de continuar florescendo. Normélia da Silva frequenta a Unapi há 5 anos. Este ano convenceu os pais a frequentarem a Universidade. “Antes a gente vivia isolado, agora a gente estuda, conversa, brinca, dança, toca pandeiro e triângulo… e aqui eu sou muito feliz com os meus amigos e a minha família”, disse o patriarca. 

As iniciativas da Unapi não se limitam ao intelecto. Programas de saúde e atividades físicas ajudam a manter o corpo em movimento e a mente serena, garantindo que os anos dourados sejam vividos com vitalidade e alegria. “Aqui é tudo de bom! Aqui eu encontro paz e igualdade”, disse Maria Alves, de 70 anos.

A presença dos idosos da Unapi em eventos institucionais, como a recente solenidade de anúncio de investimentos na Uneal, realizada pelo Governador Paulo Dantas, destaca a relevância do projeto na comunidade acadêmica e local. A Unapi não apenas promove a inclusão social, mas também reforça a participação ativa dos idosos na sociedade.

De acordo com a coordenadora geral da Unapi, Sara Jane Cerqueira, o objetivo é expandir para os seis campi. “Para a Uneal, é um privilégio contar com a presença de pessoas idosas desde 2018. Esse projeto de extensão tornou-se um programa, possibilitando sua implantação em outros campi, como Maceió. Temos uma grande demanda, somos constantemente procurados por grupos de pessoas idosas e secretarias de assistência interessadas na implantação do programa. Contudo, essa expansão depende do envolvimento de docentes, conforme o Estatuto da Pessoa Idosa”, afirmou.

Anualmente a Unapi beneficia cerca de 120 pessoas, em 2023 o programa, que até então era desenvolvido apenas no campus III, em Palmeira dos Índios, foi ampliado para o campus VI, em Maceió.  De acordo com a coordenadora da Unapi Maceió, professora Ana Lydia, o programa cumpre seu papel social. “Para a Uneal, a Unapi permite a interação com a comunidade civil, oportuniza a inserção dos alunos em atividades práticas, traz egressos para participar das atividades, realiza atividades com outras IES e permite a abordagem de temas transversais voltados à ética, cidadania, e direitos humanos”, disse ela.

 

Turma da Unapi do campus VI, em Maceió

A assessoria de comunicação da Uneal produziu um vídeo especial com a Unapi em comemoração ao Dia dos Avós. O vídeo está disponível nas redes sociais e canal do YouTube da Uneal.

Comentários