Documento que será entregue nesta quinta-feira (16) está inserido no projeto de Dinamização do Turismo
Nesta quinta-feira (16), no município de Pão de Açúcar, será lançado o Zoneamento Turístico da Região do São Francisco. O Zoneamento consiste em um diagnóstico integrado e busca a estruturação de uma base de dados ambientais, econômicos e socioculturais, tendo como proposta indicar diretrizes para subsidiar políticas que visem à manutenção da qualidade ambiental dos municípios da região.
O lançamento faz parte do Projeto de Dinamização e Sustentabilidade do Turismo no Baixo São Francisco, executado pelo Instituto Brasil Sustentável (IABS), em parceria com o Governo de Alagoas, por meio das Secretarias de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e do Turismo (Setur).
Fazendo com que os patrimônios naturais explorados sejam protegidos e conservados, o documento visa utilizar o turismo como alternativa para o desenvolvimento local. “Através da criação de emprego e renda, a entrada de recursos financeiros oriundos dos visitantes poderá contribuir para a melhoria da infraestrutura local”, diz Alyne Vieira, assessora especial da Seplande.
A conclusão do Zoneamento possibilitará o planejamento do espaço natural e urbano da região, além de definir diretrizes para o melhor desenvolvimento do turismo, com base em conhecimentos técnicos do território.
O Projeto de Dinamização e Sustentabilidade do Turismo no Baixo São Francisco é subsidiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid) e tem como principal objetivo melhorar o nível de receitas das comunidades de renda mais baixa do Estado de Alagoas, fomentando a diversificação e fortalecendo seu quadro econômico por meio do desenvolvimento do turismo sustentável.
Agência Alagoas