O poeta e cantor Zé de Almeida será homenageado, nesta sexta-feira (20), pela Câmara Municipal de Vereadores de Santana do Ipanema, através da entrega da Medalha de Mérito Ipanema. O evento ocorrerá às 20h, no plenário da Casa Legislativa.
A honraria é fruto de uma iniciativa da vereadora Tanila Almeida, que propôs um projeto de lei, aprovado por unanimidade dos parlamentares sertanejos. A Medalha de Mérito Ipanema é uma honraria de personalidades que atuam na cultura e outros aspectos locais.
Vida e homenagens
Natural de Santana do Ipanema, José de Almeida Silva é uma figura constante em cavalgadas, vaquejadas, entre outros eventos típicos nordestinos. O alagoano, inclusive, tem sido reconhecido para além de suas terras.
Em 28 de junho de 2017, outro Poder Legislativo reconheceu o talento de Zé de Almeida. Na cidade de Tacaratu ele recebeu o título de cidadão honorário. Na época, o site Alagoas na Net acompanhou o homenageado e registrou o momento marcante. RELEMBRE AQUI.
Mais que um cantor
Zé de Almeida também ouviu algumas palavras do vereador autor da indicação que gerou o título. “Esse título homenageia mais que um cantor ou compositor. Zé de Almeida é antes de tudo, um grande ser humano. Sua humildade e simplicidade foram características que fizeram o tacaratuense gostar tanto desse poeta”, destacou o parlamentar Zé Nelson.
Novas gerações também gostam
Dois anos depois, no final de 2021, uma turma mais jovem também iria reconhecer o trabalho do poeta sertanejo. Ao lado do companheiro de muitos repentes, o cantor sergipano Paulo Nunes, Zé de Almeida dividiu o palco com Tarcísio do Acordeon, durante um show em Alagoas.
O momento aconteceu em Teotônio Vilela, a convite do sanfoneiro, que estava prestes a se apresentar na Emancipação Política da cidade. Antes do show, Tarcísio trocou versos com os convidados e mais tarde os três dividiram o palco, levando seus sucessos para a multidão alagoana.
Em outro encontro singular, Zé de Almeida esteve ladeado de dois fãs pra lá de estourados, a dupla Iguinho e Lulinha. Os dois já haviam declarado publicamente sua admiração pelo poeta e na oportunidade cantaram uma toada para seu ídolo.
A prova que essa nova geração se inspira em artistas tradicionais é que o também cantor João Gomes, talento vindo de Pernambuco, já foi filmado proferindo alguns versos de autoria do Zé de Almeida.
Muído com o Zé
E ainda mais recente, no início deste mês de outubro, o cantor Zé de Almeida participou de um encontro descontraído no podcast Café Com Muído. Através de uma live no YouTube, Zé conversou com o advogado Mário Bruno e o jornalista Lucas Malta e falou um pouco da sua história.
Confira abaixo toda a conversa: