Websérie reúne histórias coletadas em caravana no São Francisco Os cinco episódios, disponíveis no canal do YouTube do Plano Nordeste Potência, são narrados por influenciadoras digitais do Nordeste

Assessoria

18 dez 2022 - 05:00


Foto: Divulgação

Duas influenciadoras participam de uma caravana ao longo do rio São Francisco, conversando com quem mora, trabalha e vive o Velho Chico. No caminho, elas colecionam histórias, entendem os problemas da região e descobrem iniciativas e pessoas que preservam o meio ambiente e promovem o desenvolvimento sustentável. 

A valorização do Nordeste e de uma de suas principais riquezas, o São Francisco, é o destaque dos cinco episódios da websérie Caravana Nordeste Potência, que está disponível no canal do Plano Nordeste Potência no YouTube. 

A Caravana Nordeste Potência percorreu o São Francisco da foz, em Piaçabuçu, em Alagoas, até a barragem de Sobradinho, na Bahia. Na jornada, as influenciadoras Luiza Allan (@naocomosoalface) e Megh Melry (@megh_melry) conversam com personagens que conhecem profundamente a história do rio, como o professor da Universidade Federal de Alagoas Emerson Soares, o pescador José Rodrigo e o engenheiro florestal Thiago Soares, do Centro Xingó de Convivência com o Semiárido. No roteiro, eles descrevem os impactos causados na bacia hidrográfica, que já foi 42% alterada por causa da ação humana, segundo o Mapbiomas.

A websérie busca ainda alertar para o perigo iminente para o ecossistema da  região, com a chegada de uma empresa de extração de petróleo cujo objetivo é perfurar 11 poços no mar entre os Estados de Alagoas e Sergipe, próximo ao estuário do rio, berço de muitas espécies. 

“O Nordeste é especialmente sensível às mudanças climáticas, e investir na extração de petróleo só vai piorar a situação. Isso sem contar os impactos ambientais inestimáveis em caso de acidente na extração ou no transporte desse material”, diz a coordenadora do Plano Nordeste Potência, Cristina Amorim.

Foto: Reprodução / Youtube

O Plano Nordeste Potência defende um novo modelo de geração de energia baseado em renováveis como a solar e a eólica, em conjunto com as hidrelétricas já existentes no Brasil. Contudo, os efeitos dessa geração sobre as pessoas e a natureza devem ser melhor tratados, com planejamento adequado e respeito às comunidades locais.

É o caso, por exemplo, das centrais hidrelétricas que existem no São Francisco, como demonstrado na websérie. As barragens controlam a vazão do São Francisco, tendo como prioridade a geração de energia, mas isso acaba afetando o rio e quem vive dele, como mostram relatos coletados na viagem. Também o impacto de centrais eólicas instaladas com menos cuidado do que o necessário é abordado pelos integrantes da caravana.

O produtor da websérie, Rodrigo Gerhardt, destaca que o objetivo do projeto é ampliar o tema e atingir diversos públicos. “Há muito desconhecimento sobre a questão das mudanças climáticas e os efeitos na vida das pessoas. Uma pesquisa da Climate Action Against Disinformation revela que 40% dos brasileiros ainda acreditam que o combustível fóssil, como gasolina e diesel, é energia limpa. No entanto, estudos sobre o clima apontam que a indústria fóssil é a principal responsável pela crise climática no mundo. Por isso, a websérie traz o assunto em uma linguagem acessível e simples para que o debate alcance mais pessoas”, explica.

Em um dos episódios da série, a influenciadora Luiza Allan visita os povos indígenas Kariri Xocó e os Tingui Botó, em Alagoas, para conhecer as iniciativas de preservação e recuperação de matas e nascentes. Hoje 3,3 milhões de hectares precisam ser recuperados e 39% das áreas da bacia do São Francisco já são usadas para pastagem e agricultura.

Foto: Reprodução / Youtube

A recuperação dessas áreas pode ser feita aliada à geração de renda e com técnicas agroecológicas, benéficas especialmente à agricultura familiar. No quinto episódio, Megh Melry visita uma escola familiar agrícola em Sobradinho, onde aprende mais sobre o tema com os próprios alunos.

O potencial de empregos para os jovens da região também cresce com o avanço das fontes solar e eólica, como mostra Megh no quarto episódio, em que visita um instituto federal em Petrolina. O Plano Nordeste Potência projeta mais de 2 milhões de empregos na área no Nordeste nos próximos cinco anos, pelo menos metade na geração solar descentralizada. A websérie Caravana Nordeste Potência é uma criação da Apply Brasil e realização da Jacaré Vídeos. 

O Plano Nordeste Potência é um plano de desenvolvimento verde para o Nordeste, baseado na expansão das energias renováveis e na revitalização do rio São Francisco como forma de garantir mais água, mais energia e mais emprego e renda na região. É uma iniciativa do Instituto Climainfo, Grupo Ambientalista da Bahia, Fundo Casa Socioambiental e Centro Brasil no Clima, com o apoio do Instituto Clima e Sociedade.

Notícias Relacionadas:

Comentários