Sobre Diógenes Pereira

Diógenes Rodrigues Pereira é Psicólogo Clínico, Terapeuta Cognitivo Comportamental, Especialista em Avaliação Psicológica, Palestrante, Consultor Pessoal e Organizacional. Formado pelo Centro Universitário Cesmac (Maceió).


Você sabe o que é TDAH? Entenda e veja o melhor tratamento

12 fevereiro 2023


Foto: Freepik

A sigla TDAH é a abreviação do Transtorno do Déficit da Atenção e Hiperatividade. Esse transtorno neurobiológico é mais uma das problemáticas sob o guarda chuva dos Transtornos do Neurodesenvolvimento. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) acomete cerca de 5% da população mundial, e pode dificultar o processo de aprendizagem de crianças e adolescentes.

Essa doença neurobiológica de causas genéticas, caracterizada por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade. Que surgem nos primeiros anos da infância e pode acompanhar o indivíduo por toda a vida. Tendo maior prevalência em meninos do que em meninas.

Um indivíduo com TDAH é mais desatento do que a maioria das pessoas e também mais hiperativo e Impulsivo do que o comum. Geralmente essas pessoas são consideradas como desorganizadas, intrometidas e parassem está ligadas no 220, muitas vezes não obedecem às regras sociais, tornando-se invasivos nas relações. Essa aceleração comportamental gera muitos prejuízos pessoais e sociais.

Devido ao baixo rendimento escolar e o fracasso nas relações, muitos adolescentes principalmente meninos tornam-se agressivos por se sentirem rejeitados pelos colegas. 

A maioria das pessoas com TDAH tenha algum familiar com a mesma característica, assim como também é comum essas pessoas terem outras comorbidades, tais como: Transtorno do Espectro Autista -TEA, Transtorno Opositor Desafiador – TOD, Transtorno de Aprendizagem (Dislexia, Discalculia), e etc. 

A maioria dos diagnósticos acontecem quando a criança começa a frequentar a comunidade escolar, muito embora algumas pessoas só tomam conhecimento dessa problemática na vida adulta.

O tratamento geralmente é a junção de psicoterapia com o auxílio de medicamentos. No processo psicoterapêutico o indivíduo passa a entender o que sente e depois aprende estratégias de adaptação no cenário social.

Comentários