Visita de membros do Isac causa surpresa a funcionários do Hospital em Santana

30 jun 2016 - 09:54


Secretário Municipal de Saúde acompanhou os representantes da nova empresa e não viu o episódio como ‘surpresa’.

Grupo visitou as dependências do Hospital Regional (Foto: Divulgação)

Grupo visitou as dependências do Hospital Regional (Foto: Divulgação)

Um grupo de integrantes do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC) realizou uma visita ‘in loco’ na tarde desta quarta-feira (29) às dependências do Hospital Regional Clodolfo Rodrigues de Melo, em Santana do Ipanema.

A segunda aparição* da entidade [que deve gerir o hospital] na cidade foi acompanhada pelo secretário municipal de saúde, Bráulio Wanderley, e causou surpresa para quem atua dentro e fora do hospital.

Segundo relatos de funcionários da unidade, assim que chegou a equipe formada por cerca de cinco pessoas, atraiu olhares e comentários. Nas redes sociais, várias mensagens, imagens e até áudios circularam.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Socorro Braga, foi uma que se manifestou. “Estou sabendo agora que os funcionários do hospital estão em pânico com a aparição do secretário e a empresa Isac”, relatou a representante.

Socorro explicou que a surpresa aconteceu, principalmente porque nenhum representante da atual gestão, o IPAS, estaria no local, e sequer acompanhou essa visita. “Isso é uma falta de respeito com os funcionários e também a entidade que está lá. Não estou aqui pra defender entidade nenhuma, mas sim o bom serviço de saúde, que a população merece”, colocou a presidente.

Secretário não viu nada de mais

Por telefone, o secretário municipal de saúde confirmou a visita da entidade, apesar de não trazer mais detalhes do motivo principal de sua vinda. Mesmo sem nenhum comunicado ou aviso, Bráulio rechaçou que a visita tratava-se de algo surpresa e afirmou que procurou a direção do hospital.

“Na verdade, não foi uma surpresa, eles me avisaram ontem a tarde [terça-feira] que estavam vindo… Eu procurei pela administração, mas eles não estavam, então um rapaz lá nos atendeu e mostrou as dependências… Eu não vejo nada de mais eles [o Isac] visitarem o Hospital, e eu como secretário também visitar”, disse ele.

Ao ser indagado de qual teria sido a avaliação da nova entidade para com o Hospital de Santana o secretário foi lacônico. “Eles não gostam muito não”. A reportagem insistiu em saber onde teria causado a má impressão, mas Bráulio foi impreciso: “Eu não sei nem explicar a insatisfação deles”.

Direção também falou

A reportagem do site Alagoas na net também buscou respostas com a direção do Hospital Regional. O diretor geral, Marco Calderon, afirmou que qualquer empresa ou pessoa pode realizar visitas na unidade, mas disse estranhar a ausência de comunicação por parte do secretário de saúde.

“Eu só não entendo a maneira de trabalho dele [o Bráulio], que só espera eu sair para fazer essa visita. Porque o medo em nos comunicar? A gente não foge de ninguém”, expôs o diretor. Para ele a falta de diálogo é o causador de um cenário de nervos. “Os funcionários se sentem acuados”.

Por Lucas Malta / Da Redação

*Atualização às 10h23: Segundo informações obtidas posteriormente pela reportagem, essa é a segunda visita do Isac ao Hospital Regional, sendo que na primeira vez o município não teria dito que a comitiva se tratava da empresa, mas sim de uma vistoria do Ministério Público.

Notícias Relacionadas:

Comentários