
Cantor e compositor santanense recebeu título de cidadão em Tacaratu (Foto: Lucas Malta / Alagoas na Net)
“Ele era o único alagoano, no meio de três pernambucanos / Todos iam ser homenageados, e seus títulos de cidadãos outorgados / Mas mesmo diante da formalidade, que o evento solene requeria / Acabou quebrando o protocolo, ao entoar mais uma de suas cantorias”.
O autor deste episódio foi o cantor, compositor e poeta popular de Santana do Ipanema, José de Almeida Silva, o popular “Zé de Almeida”, que na noite desta quarta-feira (28), véspera de São Pedro, foi condecorado com o título de cidadão honorário de Tacaratu, município do Alto Sertão de Pernambuco.
Na mesma cerimônia também receberam a honraria o deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD-PE), o cantor e compositor pernambucano Flávio Leandro e o empresário natural de Serra Talhada, mas que reside há anos em Tacaratu, José Pereira de Sá.
Os quatro escolhidos tiveram suas biografias apresentadas e alguns minutos de microfone para expressar seus agradecimentos. O deputado falou para seus eleitores, o cantor ressaltou a cultura local, o empresário agradeceu a acolhida e Zé de Almeida optou por usar um dos seus principais talentos, como forma de retribuir a homenagem. Confira abaixo o que ele fez:
Mais que um cantor
Zé de Almeida também ouviu algumas palavras do vereador autor da indicação que gerou o título. “Esse título homenageia mais que um cantor ou compositor. Zé de Almeida é antes de tudo, um grande ser humano. Sua humildade e simplicidade foram características que fizeram o tacaratuense gostar tanto desse poeta”, destacou o parlamentar Zé Nelson.
Na platéia, além de sua filha, neta e cunhada, Zé de Almeida também contou com a presença ilustre de três conterrâneos. O advogado e ex-vice-prefeito Edson Magalhães e os empresários Mileno Gonçalves e Marcio do Couro foram prestigiar pessoalmente a entrega do título ao poeta santanense.
A convite do homenageado, a reportagem do Alagoas na Net acompanhou toda a cerimônia e preparou uma galeria de fotos com os melhores momentos. Veja:
Por Lucas Malta / Da Redação