O município de Viçosa está com uma grande novidade para o turismo. Para a divulgação dos produtos artesanais locais, o Ministério do Turismo está construindo um Centro de Artesanato Municipal: um espaço adequado para fabricação e comercialização de produtos artesanais e gastronômicos.
O Centro funcionará no antigo prédio da estação ferroviária, na Avenida Firmino Maia. O espaço passa por reforma e adequações, que já estão em ritmo acelerado para ser transformado em um centro público de exposição permanente da arte local.
Serão pelo menos 14 lojas, praça de alimentação e área de exposição. De acordo com Danielle Novis, secretária de Estado do Turismo, o centro de artesanato configura um atrativo e fortalecerá o município como destino.
Segundo a secretária de Cultura e Turismo de Viçosa, Karina Padilha, a criação do Centro de Artesanato vai incentivar o potencial artístico, cultural e turístico de Viçosa, além de incentivar a criação de associações de artesãos da terra.
“Vamos revitalizar o espaço da antiga estação ferroviária e resgatar o seu grande valor histórico. A escolha foi muito minuciosa, procuramos um local com funcionalidade, que valorize o artesanato e preserve a nossa história. A antiga estação respondeu positivamente, em todos os aspectos”, disse a secretária.
A construção do Centro de Artesanato de Viçosa é financiada pelo Ministério do Turismo, com contrapartida da Prefeitura Municipal de Viçosa.
Por Ascom Setur/AL