Viçosa sepulta Mestre Osório Tavares

12 jan 2013 - 15:55


Foi com homenagens e muita dor que Viçosa sepultou na manhã deste sábado, 12, o Mestre de Reisado Osório Tavares, patrimônio cultural de Alagoas, falecido às cinco horas de ontem.

Durante seu sepultamento O Reisado Virgem dos Pobres, dirigido por Mestre Expedito Tavares, filho de mestre Osório, homenageou o Mestre, dançando e cantando suas músicas, Viçosa do Nosso Brasil e Viçosa onde eu nasci. Mestre Naldo do Guerreiro Riacho Meio e o ex-prefeito Flaubert Torres com suas sanfonas e cantoria também homenagearam o Mestre. O sepultamento ocorreu no Cemitério Municipal Frei Cassiano de Camacho de Viçosa.

O prefeito de Viçosa, Flaubert Torres Filho decretou luto oficial de três dias. “Esta morte é para lastimarmos, Viçosa perde um grande homem, que contribuiu durante anos para a Cultura popular de nosso Município. É com muito pesar que assino este decreto, mas tenho um orgulho danado de todo o incentivo que ele deu a Viçosa. Ele se vai, mas deixa seus atos, sua cultura e todos os seus ensinamentos”. Disse o Prefeito.

Mestre Osório começou a dançar aos 8 anos de idade e herdou do pai, Terto Tavares, a paixão pelo folguedo. Paixão que foi transmitida aos filhos. Hoje, Mestre Expedito e o violeiro José, filhos do Mestre Osório são os responsáveis por manter viva esta tradição.

Na cerimônia de sepultamento estavam presentes os amigos, parentes, o Patrimônio Cultural de Alagoas, Mestre Bia do Pífano, o Vice-prefeito Manoel dos Passos Vilela, a Secretária de Educação, Ana Paula Calazans, e a Secretária de Cultura e Turismo, Karina Padilha.

O mestre Expedito Tavares e a contramestra Cícera Leite de joelhos ao pé da sepultura do Mestre prometeram que não deixarão o Reisado da Viçosa acabar. “O senhor me pediu mestre, e eu e Expedito iremos cumprir, não deixaremos o Reisado de Viçosa acabar”.

Por Assessoria

Notícias Relacionadas:

Comentários