Vereador denuncia falta de merenda em escolas de Santana do Ipanema

05 abr 2018 - 11:40


Vereador Jacson Chagas denunciou problema

Alunos da rede pública municipal de Santana do Ipanema estão sofrendo com falta da merenda nas escolas. A denuncia foi feita pelo vereador Jacson Chagas (PSol), que nesta semana visitou as instituições e constatou o problema.

Em conversa com o site Alagoas na Net o parlamentar explicou que seu gabinete vinha recebendo denuncias sobre o fato. Nesta quarta-feira (4) ele esteve em pelo menos seis escolas e conversou com professores, diretores e alunos.

“O negócio é tão grave que, ao chegar numa escola, os alunos ao me ver já comemoraram: ‘eita amanhã vai ter merenda, pois o vereador vai pra rádio’. Isso seria engraçado, senão fosse trágico”, relatou Chagas.

O vereador constatou que dos 44 itens obrigatórios que compõem a merenda, só percebeu a presença de 10. Ao mostrar a lista à reportagem, ele aponta que os produtos que mais faltam são aqueles adquiridos da agricultura familiar.

“Nas visitas vimos que as escolas possuem pouquíssimos itens na dispensa. As crianças estão comendo cuscuz sem nenhuma proteína ou complemento. Os itens da agricultura familiar, esses tem escola que ainda não viu este ano”, disse.

Outro detalhe, percebido pelo edil é de que, em mais de uma escola, os funcionários confessaram já ter liberado alunos por causa da falta da comida. “Isso é inadmissível! Soube que já têm duas semanas ocorrendo isso, ou seja, está se tornando corriqueiro o que nem era pra ser normal”, ressaltou.

Estoque de alimentos estava bem abaixo do necessário (Foto: Cortesia / Alagoas na Net)

Município reconhece

Mais um dado apresentado pelo fiscalizador é de que alguns diretores já levaram o assunto à Secretaria Municipal de Educação. “Nos antecipamos a uma possível resposta do Executivo e fomos ver se os recursos da merenda já chegaram. Eles já estão na conta desde meados de março”, respondeu Jacson.

Através de mensagens, a reportagem conversou com o presidente do Conselho Municipal da Merenda, Hevson Alécio. Ele confessou que o problema existe, mas transferiu a responsabilidade para as empresas fornecedoras do produto.

“O setor de compras da prefeitura recebeu da secretaria o pedido da merenda numa sexta, o pessoal encaminhou para as empresas, mas logo veio a Semana Santa, daí algumas empresas entregaram e ficou faltando outras três”, explicou Alécio.

O representante do município também disse que nesta semana procurou o setor de compras e eles notificaram as empresas que não cumpriram o prazo. Ele alegou que recebeu alguns produtos, mas que o depósito só terá condições de fornecer os itens a partir desta sexta (6) concluindo na segunda-feira (9).

Por Lucas Malta / Da Redação

Notícias Relacionadas:

Comentários