Cerca de 5 mil pessoas devem ser prejudicadas; cooperativa quer reunião com Arsal.
As vans que fazem o transporte de passageiros entre os municípios de Arapiraca e Maceió estão impedidas de circular nesta segunda-feira (20), por conta de um movimento realizado pela Cooperativa de Transporte Intermunicipal de Passageiros de Alagoas (Coopervan). A expectativa é que cerca de 200 carros deixem de trafegar pelas rodovias do estado e cinco mil pessoas fiquem sem transporte ao longo do dia.
De acordo com o presidente da Coopervan, Marcondes Prudente, o movimento acontece como forma de chamar a atenção da população para as medidas adotadas pela Agência Reguladora de Serviços de Alagoas (Arsal), que proibiu, na semana passada, que dois veículos da cooperativa pegassem passageiros no Terminal Rodoviário de Maceió.
“Estamos fechando a linha dos carros que vão para Maceió. Os que chegam aqui não saem mais. Não vai ter transporte de Arapiraca para a capital hoje”, disse Marcondes, ressaltando que é possível que o movimento se estenda para outros municípios ao longo do dia.
A categoria pede um encontro com os representantes da Arsal para discutir as medidas que têm sido adotadas. Segundo o presidente da Coopervan, uma reunião foi solicitada pela categoria na última sexta-feira, mas, até a manhã de hoje, nenhuma resposta havia sido dada pelo órgão.
“Nosso objetivo não é deixar os passageiros sem transporte, mas mostrar que os carros da cooperativa são fundamentais para atender à demanda. Hoje, os veículos já andam lotados, imagine tirando alguns de circulação. Hoje, se a Arsal não sentar para conversar conosco, somente os ônibus vão circular de Arapiraca para a capital”, alerta.
A Arsal informou que não há perseguição e que as pessoas que não participaram das licitações não têm argumentos, pois estão circulando de forma irregular.
Por Jamylle Bezerra / Gazetaweb