A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) abriu 30 vagas para licenciatura em Letras-Libras, vinculada à Faculdade de Letras (FALE) do Campus A. C. Simões, em Maceió. A prova para a formação da turma, que começará no segundo semestre deste ano, será realizada no dia 20 de julho. As inscrições estão abertas no site da Copeve.
Segundo o edital, o público alvo do vestibular não são apenas os surdos, mas também ouvintes que tenham interesse em conhecer a língua.
O objetivo é formar diplomados na área do ensino da Libras [Linguagem Brasileira de Sinais], como primeira e segunda língua, aptos para atuar interdisciplinarmente, como multiplicador de conhecimentos, em áreas afins, bem como para a inserção em setores profissionais bilíngues e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira.
Outro objetivo do vestibular e do curso, segundo o edital, é incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da língua de sinais, bem como de suas peculiaridades, articulando o sujeito com o meio em que vive.
A taxa de inscrição custa R$ 80 e o resultado do processo seletivo será divulgado no dia 8 de agosto. A duração do curso é de quatro anos.
Por G1