Uncisal inova com a implantação de novos canais de comunicação Murais e TVs corporativas ampliam o alcance da comunicação institucional e engajam alunos, professores e técnicos.

Danielle Cândido

09 ago 2024 - 06:00


Patrícia Barros, coordenadora de Comunicação da Uncisal: instituição conta agora com novos canais como murais corporativos e TVs corporativas
(Fotos: Ascom / Uncisal)

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) está ampliando suas ferramentas de comunicação para oferecer um fluxo de informações ainda mais eficiente e com engajamento para todos os seus públicos.

A instituição agora conta com novos canais de comunicação: murais corporativos e TVs corporativas. Essas inovações visam fortalecer a interação e manter a comunidade Uncisal sempre informada.

Os murais corporativos da Uncisal foram desenvolvidos com materiais modernos, incluindo acrílico e bolsos para exposição de cartazes, proporcionando uma visualização clara e atraente das informações. “Os murais são uma ferramenta essencial para uma universidade, pois oferecem um espaço dinâmico e acessível para a divulgação de conteúdos importantes e campanhas institucionais”, afirma Patrícia Barros, coordenadora da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Uncisal.

A campanha de lançamento dos murais foi elaborada para atender às necessidades específicas de cada público da universidade. Cada mural usou uma palavra-chave para os alunos (criar, imaginar), para os professores (inspirar) e para os técnicos (integrar), bem como toda a comunidade acadêmica (inovar) – com textos que formaram frases completas e chamaram a atenção de longe.

Inspirada na proposta do site-specific, que se adapta ao ambiente e ao espaço determinado, a ideia foi engajar e motivar de forma significativa.

As TVs corporativas da Uncisal contaram com o software de conteúdo desenvolvido pela Supervisão de Tecnologia (Sutin) da Uncisal. As TVs oferecem uma interface visual dinâmica e ampla. “As TVs são uma excelente ferramenta para disseminar informações de forma rápida e atrativa. Elas permitem uma atualização constante e alcançam um público amplo com uma variedade de conteúdos”, destaca Patrícia Barros.

A campanha de lançamento das TVs corporativas seguiu o conceito da clássica propaganda da MTV “Desligue a TV e vá ler um livro”, adaptada para a realidade da universidade: “Transforme seu tempo de tela em uma fonte de informação” e “Faça da sua tela uma janela para o conhecimento”. A campanha é um remake da icônica propaganda da MTV, adaptada para chamar a atenção da comunidade acadêmica e transformar a TV em uma ferramenta essencial para a disseminação de informações. 

Júlia Câmara, estudante do curso de Medicina da Uncisal, tem apreciado bastante as novas abordagens da comunicação institucional. “Com a instalação das TVs, temos mais facilidade para nos manter atualizados sobre as novidades, além de uma melhor visibilidade dos conteúdos no mural, que está lindo, maior e mais organizado”, contou. Ela afirmou que já gostava de acompanhar as “caixinhas da Tia Unci” no Instagram, mas ficou ainda mais satisfeita com a acessibilidade da comunicação pelo canal do WhatsApp. “Fiquei contente por ter uma sugestão aceita para a criação do canal de WhatsApp da Uncisal, o que agilizou ainda mais nosso acesso às notícias atualizadas em primeira mão, onde quer que estejamos”, concluiu.

A recente revitalização da comunicação no prédio sede da Uncisal tem sido recebida com entusiasmo pela comunidade acadêmica. Segundo a professora Amanda Macêdo, assessora da Pró-reitora de Extensão, a nova abordagem é atrativa e cumpre bem o objetivo de divulgar os destaques da universidade de forma leve e dinâmica. Ela destaca o uso de ferramentas tecnológicas, como o canal do WhatsApp, que facilita o acesso às informações por estar diretamente ligado aos celulares. “O canal do WhatsApp facilita muito o acesso às informações, pois está atrelado a algo que hoje em dia não vivemos sem [o celular], o que encurta bastante o processo de chegada das novidades nas ‘mãos’ dos servidores”, explicou.

A professora Amanda também ressaltou a importância da TV: “Colabora no processo de internalização das informações necessárias e mantém a atenção dos espectadores pela sua dinamicidade”. Além disso, ela vê o mural como uma ferramenta de comunicação essencial, proporcionando um espaço para informações oficiais e atraindo atenção por sua apresentação visual. Amanda afirmou que sentia falta desses murais na universidade e também elogiou a figura da Tia Unci, que, segundo ela, “humaniza a instituição e permite uma linguagem mais informal, especialmente através das redes sociais”.

Com essas inovações, a Uncisal reafirma seu compromisso com a comunicação eficiente e a integração de todos os seus públicos, promovendo um ambiente institucional mais conectado e atualizado. Além dessas novidades, a Uncisal continua utilizando seu site institucional para publicar notícias, informes e todo o conteúdo relevante; redes sociais, com destaque para a influenciadora digital Tia Unci; promoção de eventos institucionais, como o Unci Folia e o Arraiá da Unci; e a manutenção de uma imagem positiva na mídia por meio de matérias e entrevistas agendadas junto à imprensa.

Desde o ano passado, o wallpaper (área de trabalho) começou a ser utilizado como canal de comunicação e os boletins informativos são enviados por e-mail institucional para servidores e estudantes, sendo essencial estar atento para se manter atualizado. “Todos esses canais são empregados para compartilhar campanhas institucionais e manter o público interno bem informado sobre o que acontece na instituição”, concluiu a coordenadora da Ascom Uncisal.

Comentários