A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) foi mais uma vez selecionada para o Projeto Rondon, iniciativa extensionista do Ministério da Defesa, e conquistou o 4º lugar para atuar na Operação Velho Chico, que terá como cenário uma das cidades da região intermediária de Petrolina, localizada no estado de Pernambuco. O processo seletivo envolveu instituições de ensino superior de todo o Brasil.
A proposta enviada pela Uncisal foi elaborada pelas professoras Maria Rosa e Amanda Macêdo, com apoio da equipe da Pró-reitoria de Extensão (Proex) da universidade, e considerou os aspectos sociais, demográficos, geográficos, econômicos, epidemiológicos, sanitários, históricos e culturais dos municípios que fazem parte da região onde o projeto acontecerá. Além disso, foi realizada a proposição de atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes junto à comunidade local, considerando a agenda 2030, que trata dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
No último dia 27 de março, a Proex divulgou o edital de seleção de estudantes da Uncisal dos cursos de Medicina, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Enfermagem e Fonoaudiologia que tenham interesse em participar do Projeto Rondon. As inscrições ficarão abertas no período de 27 de março a 07 de abril de 2024 e deverão ser realizada através de formulário disponível no link, clicando aqui . A Operação Velho Chico acontecerá no período de 04 a 21 de julho de 2024. Os estudantes selecionados deverão desenvolver atividades educativas de saúde, educação, cultura e direitos humanos, focado na promoção da saúde e prevenção de doenças/agravos à comunidade.
A Uncisal foi contemplada com a proposta de Trabalho do Conjunto “A”, que abrange as áreas temáticas de Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde. Todos os integrantes da equipe – professores e estudantes – deverão ser voluntários. O Projeto Rondon, em parceria com a Uncisal, garantirá translado para o município de realização do projeto e alojamento no quartel, nos dias que antecedem a viagem, além disso, oferece segurança, feita por um militar, que acompanha a equipe durante toda a Operação.
O Rondon é um projeto Nacional, promovido pelo Ministério da Defesa, Forças Armadas e universidades brasileiras, em que é aberto um processo seletivo e as universidades encaminham suas propostas de trabalho. Os projetos são selecionados para execução de atividades de desenvolvimento sustentável no município direcionado considerando suas condições socioeconômicas e/ou índice de desenvolvimento humano (IDH). Cada operação terá a duração de, aproximadamente, 21 dias no município de atuação. Em princípio, os dois primeiros dias serão destinados à concentração, cerimônia de abertura, ambientação dos participantes, deslocamento das equipes para os municípios e instalação. Os dois últimos dias serão reservados para o encerramento da operação e o retorno às cidades de origem.