Últimos preparativos para o Dia de Finados movimentam cemitérios em Santana do Ipanema

01 nov 2012 - 22:46


Últimos ajustes são dados no Cemitério Santa Sofia (Foto: Lucas Malta)

Às vésperas do feriado religioso do Dia de Finados, comemorado em todo o Brasil nesta sexta-feira (2), familiares de entes queridos falecidos e trabalhadores procuram os cemitérios para arrumações e retoques antes das visitas aos túmulos e das celebrações das missas dedicadas aos finados.

Na cidade de Santana do Ipanema, Sertão de Alagoas, os cemitérios Santa Sofia e São José do Barroso têm sido procurados pelos sertanejos que pretendem fazer visitas aos túmulos dos familiares e amigos.

Em conversa com nossa reportagem, o coveiro do Cemitério Santa Sofia, José de Mira, relatou que nos últimos dias a movimentação tem sido intensa naquele local, e que foram feitas muitas arrumações e limpezas em covas, lápides e túmulos do cemitério mais antigo da cidade.

“Os parentes fazem as arrumações assim como podem. Alguns pintam as tumbas, arrumam as cruzes e apetrechos e ainda tem aqueles que passam a fazer uma reforma completa em túmulos”, disse o trabalhador do cemitério.

Túmulo da família Tertuliano Nepomuceno com pintura recente no Cemitério Santa Sofia (Foto: Lucas Malta)

O coveiro disse ainda que o cemitério também recebe, através do Poder Público Municipal, uma “repaginada” nesta época do ano, a fim de que os visitantes tenham um melhor conforto. “Todo o sistema elétrico foi revisado, tendo até uma rede extra de lâmpadas [gambiarra] para a celebração da missa e vistas durante a noite. Eu mesmo até pintei a mesa que será usada no dia da missa aqui na capela”, disse José de Mira.

Com um movimento mais modesto, por se tratar de um cemitério mais recente, e, portanto tendo um número menor de covas, o Barroso, também recebeu a visita de parentes que visavam preparar os túmulos de seus familiares. Nossa reportagem presenciou momentos em que os próprios familiares faziam os trabalhos de reforma e pintura de túmulos.

Morador dá últimos retoques em pintura no túmulo localizado no Cemitério São José do Barroso (Foto: Lucas Malta)

Nem tudo são flores

Ainda em conversa com o coveiro José de Mira, descobrimos que, apesar da data religiosa, muitos túmulos e covas no Cemitério Santa Sofia passam por longos anos sem sequer visitas e reparos por parte de familiares.

“Pra falar a verdade, estou a seis anos trabalhando como coveiro, mas nos últimos dois anos as pessoas parecem que tem vindo menos cuidar dos túmulos de seus parentes, pois tem tumba aqui que grade enferruja e ninguém vem sequer ver, ou se vê não se importa”, disse o coveiro.

Nossa câmera flagrou o estado precário em que se encontram algumas lápides e tumbas no Santa Sofia. Pinturas antigas, rachaduras em partes de algumas tumbas e excesso de mato em túmulos foi registrado.

Túmulo localizado no Cemitério Santa Sofia foi encontrado rachaduras e ferrugens nas grades (Foto: Lucas Malta)

Missas

Para aqueles que forem visitar os túmulos dos seus entes querido, durante este feriado de Finados e prestigiarem as missas solenes, deverão estar atentos aos horários. A primeira missa deverá ocorrer ainda nesta quinta-feira (1º), dia em que os católicos comemoram o “Dia de Todos os Santos”. A missa acontece no cemitério São José do Barroso e será celebrada à tarde, pelo padre Clejean Melo.

Na sexta-feira (2), Dia de Finados, duas missas acontecerão no Cemitério Santa Sofia: uma pela manhã, às 05h e outra no fim da tarde, às 17h. As missas do Dia de Finados também serão celebradas pelo pároco da Igreja de São Cristovão, Clejean Melo.

Comentários