A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) conquistou mais duas aprovações de pós-graduação concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O resultado da Diretoria de Avaliação aprovou o doutorado em História e o mestrado acadêmico em Ciência Política.
“Esses novos cursos representam um avanço significativo para a Ufal, pois contribuem para a melhoria da qualidade do ensino e da pesquisa, ampliando o impacto social da universidade. A Propep [Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação] tem desempenhado um papel fundamental nesse processo, atuando na consolidação da excelência acadêmica e no fortalecimento da nossa instituição como um centro de produção de conhecimento relevante para a sociedade”, destacou o coordenador de Pós-graduação, Walter Matias.
A pró-reitora também comemorou o resultado e enfatizou o trabalho de todos. “Continuaremos trabalhando para ampliar ainda mais nossa oferta de cursos de pós-graduação, sempre com o compromisso de oferecer uma formação de qualidade e alinhada com as necessidades do mercado de trabalho e da sociedade em geral. Agradecemos a todos os envolvidos nesse processo, desde os docentes e discentes até os órgãos de fomento e avaliação, que tornaram possível a conquista desses novos cursos. Estamos confiantes de que essas iniciativas contribuirão significativamente para o fortalecimento da Ufal como uma instituição de ensino e pesquisa de excelência”, reforçou a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Ufal, Iraildes Assunção.
A Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal) também contribuiu com apoio e reflexões nos projetos. O diretor Fábio Guedes considerou que esse resultado “demonstra, mais uma vez, que nosso sistema de pós-graduação estadual segue firme e cada vez mais em crescimento com apoio do Governo do Estado através da Fapeal”.
A Propep ainda aguarda a avaliação de outras oito propostas que já foram submetidas à avaliação da Capes. Em breve a Ufal terá mais novidades sobre o avanço e os investimentos na pós-graduação da instituição.“Acreditamos que a expansão da oferta de cursos de pós-graduação é fundamental para o desenvolvimento da Ufal e para a formação de profissionais qualificados, capazes de atender às demandas da sociedade e contribuir para o avanço do conhecimento em suas respectivas áreas”, finalizou Iraildes.