Tutmés discute projeto para tratamento de dependentes químicos

10 set 2013 - 09:20


Superintendência de Administração Penitenciária apoio recuperação de reeducandos na região Norte de AL

Foto: TJAL

Foto: TJAL

O vice-presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Tutmés Airan de Albuquerque Melo, apresentou a representantes da Superintendência Geral de Administração Penitenciária (SGAP), as instalações de um futuro centro de tratamento, no município de Passo do Camaragibe, para recuperação de dependentes de álcool de outras drogas em situação de privação da liberdade.

“O objetivo do projeto é tirar os reeducandos do cárcere tradicional, tratá-los de maneira médica neste espaço, que não deixa de ser um presídio, e fazer com que eles retomem o caminho da normalidade, limpos, sem o vício”, explicou o Tutmés Airan, que também coordena o programa Começar de Novo, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Essa parceria entre as instituições proporcionará uma reforma no local, para que seja adequado às normas de segurança do sistema prisional e receba, inicialmente, 25 internos. O espaço possui área de 33 hectares e terá monitoramento eletrônico, consultórios para médico, dentista, psicólogo, sala para a equipe administrativa, contenção de abstinência, refeitório, entre outras.

“A SGAP entra nesse projeto para cuida das reformas necessárias e verificar as adequações que este espaço precisa. Apesar de estar distante fisicamente do sistema prisional, ele não deixa de ser um e precisa contar com salas especializadas, e dar tratamento certo aos dependentes”, frisa a coordenadora de contratos e projetos da Superintendência, Valmira Ferreira.

Do TJ/AL

Notícias Relacionadas:

Comentários