O rompimento de uma tubulação na barragem de Jati, situada no município homônimo, no Ceará, fez jorrar um grande volume de água e precisou fazer a evacuação de cerca de 2 mil moradores das redondezas, no final da tarde da última sexta-feira (21).
O incidente aconteceu um dia depois do trecho que teve as comportas abertas, na quinta-feira, 20, pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.
Em nota, o Ministério do Desenvolvimento Regional disse que a evacuação dos moradores que residem em um raio de dois quilômetros foi realizada de “forma preventiva” e “zelando pela preservação de vidas em primeiro lugar”.
Algumas imagens que circularam na internet mostram o tamanho da força da água que vazou. Veja abaixo:
O Ministério do Desenvolvimento Rural emitiu uma nota após o episódio:
NOTA À IMPRENSA
Sobre o vazamento em um dos condutos da Barragem de Jati (CE), no Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) informa:
1) Equipes técnicas da Pasta estão atuando desde o início da ocorrência para garantir os reparos necessários à estrutura que conduz as águas do Rio São Francisco apenas pelo Eixo Norte.
2) De acordo com as avaliações de engenheiros no local, não há riscos à infraestrutura da barragem nem a regiões no entorno.
3) A Defesa Civil do município de Jati também esteve no local e confirmou a integridade da estrutura e que não há riscos à população.
4) O volume de água no vazamento atingiu a rede elétrica que atende o empreendimento e, por isso, foi preciso instalar um gerador para garantir o fechamento da comporta.
5) A previsão é de que os serviços de fechamento das comportas sejam concluídos em até duas horas.
6) Os testes operacionais no Cinturão das Águas do Ceará (CAC) serão mantidos.
Por Lucas Malta / Da Redação