O Tribunal de Contas de Alagoas (TC/AL) decidiu suspender, temporariamente, a decisão de intervenção na prefeitura de Japaratinga, cidade localizada na região do Litoral Norte. A mudança de posição aconteceu após a visita do próprio prefeito, Newberto Neves, que esteve nesta sexta-feira (14) com o presidente do TCE, Cícero Amélio.
Por decisão de seu presidente, na última quinta-feira (13), o Tribunal decidiu intervir em dois municípios alagoanos, Japaratinga e Passo de Camaragibe, devido a falta de prestação de contas de seus gestores ao órgão fiscalizador.
Em sua visita, Newberto Neves acabou justificando o descumprimento do prazo para apresentação da prestação de contas, relativa ao exercício de 2012. Segundo informou, o seu antecessor não deixou os documentos necessários e, por isso, não foi possível cumprir o dever legal até o momento.
O prefeito de Japaratinga também comunicou também que já havia entrado com uma representação junto ao Tribunal de Justiça de Alagoas, contra o ex-prefeito, baseada nesses fatos.
Por essa razão Cícero Amélio, decidiu aguardar o julgamento da ação impetrada pelo prefeito junto ao Tribunal de Justiça, suspendendo, temporariamente, o pedido de intervenção administrativa no município de Japaratinga, para voltar a examinar o processo oportunamente, adotando as medidas cabíveis