Nos próximos dias 16 e 17, a Gerência de Estatística Educacional da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) realizará um treinamento para técnicos responsáveis pela coleta de dados do Censo Escolar. A formação, que acontece na Escola Estadual José Correia da Silva Titara, no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), das 8h às 14h, trata de informações relacionadas à segunda etapa do censo, no período de 1º a 15 de fevereiro.
O cronograma do treinamento estabelece a data de 16 deste mês para os técnicos da 4ª, 5ª, 6ª, 7ª, 8ª, 9ª e 11ª Coordenadorias Regionais de Ensino – CREs (Viçosa, Arapiraca, Santana do Ipanema, União dos Palmares, Pão de Açúcar, Penedo e Piranhas) e o dia 17 para a 1ª, 2ª, 3ª, 10ª, 12ª, 13ª, 14ª e 15ª coordenadorias (Maceió, São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios, Porto Calvo e Rio Largo).
Segundo o gerente de Estatística Educacional da SEE, Orlando Holanda, o treinamento abordará temas como a obrigatoriedade de fornecimento das informações necessárias para o censo e outras questões legislativas, a disponibilização e organização dos dados no sistema e o modo como serão operacionalizados e acessados. O objetivo é que os técnicos se tornem multiplicadores ao repassar informações e conscientizar as escolas sobre a importância do Censo Escolar.
“É importante que as escolas forneçam os dados para os agentes multiplicadores para que possam ser avaliadas pelo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e se autoavaliarem a partir do resultado do índice de aprovação. Logo, aquelas unidade de ensino que não contribuírem com o censo, serão automaticamente prejudicadas”, alertou o Orlando.
De acordo com o gerente, cada secretaria municipal de educação do Estado deve enviar um técnico responsável pelo censo, enquanto cada Coordenadoria Regional de Educação deverá enviar dois técnicos com a mesma função. A segunda etapa do Censo Escolar compreende informações relativas ao rendimento (índice de aprovação e reprovação) e movimento (transferência, evasão e admissão) dos alunos matriculados no início do ano letivo.
Por Agência Alagoas