Transportes intermunicipais de Alagoas vão ser rastreados a partir de setembro

14 ago 2019 - 00:04


Sistema de Monitoramento vai beneficiar mais de 1.200 permissionários em todo o Estado (Foto: Ascom Arsal)

A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) anunciou que a partir do mês de setembro o setor de transportes intermunicipais de passageiros contará com um novo Sistema de Monitoramento. O serviço será operado pela empresa PSE Segurança Eletrônica, que garante monitoramento em tempo real, 24 horas por dia.

Todos os veículos que trafegam pelas estradas alagoanas vão ter o acompanhamento de rotas percorridas, velocidade e condições de funcionamento do veículo e movimentações estranhas ao trajeto, como paradas em locais indefinidos ou mudança de percurso.

O Sistema de Monitoramento contará com tecnologia avançada, por meio de GPRS (Serviços Gerais de Pacote por Rádio), que proporciona grande cobertura de rede e o acesso à internet com alta velocidade. Para sua execução serão disponibilizados nove monitores, divididos em três turnos, e dois supervisores.  Há quatro anos em operação, a empresa atua nos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Bahia, além de Alagoas.

Segundo o chefe Operacional da PSE Segurança Eletrônica, coronel da reserva da PM Amorim, além de auxiliar no trabalho de fiscalização da Arsal, o Sistema de Monitoramento oferece suporte na localização de veículos em caso de roubos e furtos, com 100% de resolução dos casos.

A Arsal também informou que a partir de setembro todos os veículos que fazem o transporte intermunicipal de passageiros contarão com o Botão do Pânico, aparelho de rastreamento com uma das mais avançadas tecnologias para o segmento no país. Será um mecanismo a mais para garantir a segurança de motoristas e passageiros nas estradas. Cerca de 1.200 permissionários serão beneficiados.

Com o botão do pânico, em qualquer situação de emergência o motorista poderá acionar a Central de Monitoramento, com sede em Maceió, que, por sua vez, acionará as forças de segurança em qualquer parte do Estado. O serviço também oferece suporte para guinchos, chaves-reserva e patrulhamento próprio para o socorro nas estradas.

Ainda de acordo com o órgão regulamentador, em breve também será lançado o aplicativo de mobilidade, que permitirá aos usuários saber rotas, destinos, horários de partida e chegada dos veículos.

Da Redação com Assessoria Arsal

Notícias Relacionadas:

Comentários