Atividade será realizada nos dias 11 e 12 deste mês no assentamento Bom Conselho.
Agricultores familiares do assentamento Bom Conselho, zona rural de Pão de Açúcar, se preparam para o II Torneio Leiteiro da comunidade, que será realizado nos dias 11 e 12 deste mês. O evento deve reunir criadores da região numa competição que vai revelar qual vaca produz a maior quantidade de leite, em quatro ordenhas ao longo dos dois dias.
Participam do torneio 16 vacas, em sua maioria mestiças de holandês e girolando que, além de produzir leite acima da média, representam o que há de melhor em genética na região da Bacia Leiteira.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura de Pão de Açúcar, João Batista, no primeiro torneio, realizado em 2012, a vaca campeã produziu 58 quilos de leite nas quatro ordenhas. “É uma atividade que movimenta o local, anima os criadores e serve para destacar os melhores animais”, comentou o secretário.
“Vale destacar que a pecuária de leite é a atividade que mais gera renda para o agricultor familiar alagoano. Por isso, o Governo do Estado desenvolve uma série de ações para apoiar esse segmento”, frisou o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior.
Os agricultores do assentamento Bom Conselho são beneficiados pelo Programa Alagoas Mais Leite, por meio do qual já receberam um tanque de resfriamento de leite e máquinas forrageiras, utilizadas no preparo do alimento para o gado.
O torneio tem o apoio da Prefeitura de Pão de Açúcar, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), da Cooperativa dos Pequenos Produtores de Leite da Bacia Leiteira de Alagoas (Coopaz) e da Plantel.
Da Assessoria Seagri