O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) reinaugurou, nesta quinta-feira (14), o Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Faculdade Estácio de Alagoas. Localizado no Campus da Jatiúca, o centro funcionará no Núcleo de Práticas Jurídicas da instituição.
O coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NJUS), desembargador Tutmés Airan de Albuquerque, palestrou sobre a importância da conciliação e mediação para estudantes do curso de Direito.
“Reinauguramos o centro para promover a paz da maneira mais racional e lúcida possível, construindo soluções que satisfaça as pessoas. Neste momento, fortalecemos a nossa rede e instrumentalizamos cada vez mais o Poder Judiciário para cumprir bem o seu papel, que é de resolver os conflitos humanos da maneira mais satisfatória e rápida possível”, disse.
A professora Jenipher Paiva, coordenadora do curso de Direito, explicou que além da comunidade circunvizinha, moradores de outros bairros de Maceió também podem ser atendidos no Cejusc da Estácio.
“Essa reinauguração é porque ampliamos os serviços, as áreas que vamos atender, vamos aprofundar mais em Família, Direitos voltados para vizinhança, aluguel, esses conflitos que não precisam adentrar dentro da esfera do Judiciário”, explicou a coordenadora.
O Cejusc vai funcionar de segunda a quinta, no período da manhã. Segundo Jenipher Paiva, não é necessário agendar para ser atendido. Ela comentou os benefícios que a parceria com o Judiciário trará para a instituição e para a população.
“Vamos melhorar a educação dos nossos alunos, porque vão ter um contato mais direto com a prática, vão receber as pessoas que procuram o Cejusc e vão ter o contato com as audiências, porque elas vão acontecer aqui, com os mediadores que passaram pelos cursos do Tribunal”, comentou.
O gerente acadêmico da Estácio, Braulio Cesar Alcantara, destacou os 25 anos de história da instituição em Alagoas e seu papel social. “A ideia é ampliar o nosso espaço, trazendo mais conforto para o cidadão maceioense e dessa maneira nós visamos uma melhoria dos serviços de atendimento jurídicos da nossa população”.