O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), através da campanha ‘Ei, Mulher ! Dê um Basta’, realizou uma capacitação para funcionários do Parque Shopping Maceió, nesta segunda (06). Na ocasião, seguranças e equipes administrativas receberam instrução de como reconhecer possíveis casos de violência doméstica contra a mulher e como agir.
Com o conhecimento adquirido no treinamento, os funcionários poderão agir, inclusive de maneira preventiva, dentro do centro de compras. A capacitação visa a segurança tanto das consumidoras, como das colaboradoras.
As juízas da Coordenadoria da Mulher do TJAL, Eliana Machado e Luana Cavalcante, e integrantes da Patrulha Maria da Penha conduziram o treinamento.
Tipos e ciclo de violência, rede de proteção e conceitos relacionados à lei Maria da Penha e feminicídio foram abordados no treinamento. Além disso, os funcionários aprenderam o passo a passo e contatos do fluxo da rede e a importância da denúncia, sendo eles peças importantes de proteção à mulher que circula nesses espaços.
Juíza Eliana Machado dialogou sobre combate à violência doméstica com funcionários do shopping. Foto: cortesia.
A coordenadora da mulher do TJAL, juíza Eliana Machado, destacou que a capacitação realizada hoje no Parque Shopping é a terceira do cronograma previsto no termo de cooperação realizada entre o TJAL e a Polícia Militar e os cinco principais shoppings centers do estado de Alagoas no combate à violência contra a mulher dentro desses espaços de lazer.
\”O importante é que os colaboradores e seguranças, para além de sentirem-se capacitados e aptos a intervir em eventual caso de violência contra a mulher, sinta-se parte da rede de proteção a esta, como deve, efetivamente, ser\”, ressaltou.
A superintendente do Parque Shopping Maceió, Isabella Alencar, falou sobre a importância da conscientização como uma grande aliada para que mais mulheres sejam salvas.
“Ela servirá não só como uma medida que contribui para a proteção das nossas clientes, como para a proteção das nossas lojistas, colaboradoras e de tantas outras mulheres que possam ser impactadas com essas informações”, conta a superintendente.
Isabella ainda ressaltou que pretende colocar essa capacitação como parte do cronograma de ações fixas do shopping.