TCU aponta irregularidades nas obras do Canal do Sertão

13 nov 2014 - 04:12


Foto: Lula Castello Branco

Foto: Lula Castello Branco

Um relatório entregue pelo Tribunal de Contas da União (TCU), nesta quarta-feira (12), ao presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros (PMDB), aponta irregularidades consideradas graves nas obras do Canal do Sertão. No documento, o TCU recomenda a retenção de recursos para as obras.

De acordo com nota enviada pela assessoria do Congresso, o relatório elaborado pelo TCU consolida 102 fiscalizações realizadas em obras públicas em 2014. No total, foram encontradas 840 irregularidades em 5 empreendimentos. Além do Canal do Sertão, foram encontradas irregularidades nas obras daa Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco; do Terminal Fluvial de Barcelos, no Amazonas; de Trens Urbanos de Fortaleza, no Ceará;e da Ferrovia Norte-Sul, em Goiás.

O Canal do Sertão entrou em operação no último dia 28 de janeiro e, até agora, recebeu cerca de R$ 1 bilhão em investimentos. A construção, inserida no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), é a maior obra de infraestrutura hídrica de Alagoas e uma das maiores da região Nordeste.

O início da operação permite a distribuição de água ao longo dos municípios de Delmiro Gouveia, Pariconha e Água Branca, na divisa com Olho d’Água do Casado. O Canal do Sertão, porém, vai beneficiar 42 cidades e mais de um milhão de alagoanos, melhorando a qualidade de vida da população e desenvolvendo a economia regional.

Por meio da assessoria de imprensa, a Secretaria Estadual de Infraestrutura informou que respondeu, quando provocada, todos os questionamentos realizados pelos técnicos do TCU. Portanto, destacou a assessoria, desconhece qualquer irregularidade.

Da Gazetaweb com Agência Senado

Notícias Relacionadas:

Comentários