TCE elege hoje presidente, vice-presidente e corregedor para biênio

15 dez 2012 - 09:58


Eleição é considerada bastante acirrada; cinco dos seis conselheiros querem comandar a Corte a partir de 2013.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) de Alagoas elege na manhã deste sábado (15), em sessão especial, quem serão os novos presidente, vice-presidente e corregedor para o biênio 2013/2014. E a disputa para quem vai comandar o órgão já é considerada a mais acirrada dos últimos anos. Se ninguém desistir até a hora da votação, dos seis conselheiros, cinco são candidatos disputando a preferência dos demais (seis no total) e com a intenção de assumir a presidência.

E a eleição deve mesmo ser interessante do ponto de vista do cenário a ser analisado. O único que não quis ser presidente da Corte foi o conselheiro Anselmo Brito. O voto dele é uma interrogação e pode definir o que vai acontecer depois da contagem final. Em princípio, presume-se que os cinco conselheiros-candidatos votem em si próprios e caberá a Brito ampliar a vantagem de um deles e passar o pleito para uma espécie de segundo turno.

De acordo com o regimento interno do Tribunal de Contas, um candidato a presidente não pode ser eleito somente recebendo dois votos – tem que ser, no mínimo, três. Por isso, a votação deve ter uma segunda etapa. O processo acontece durante uma sessão a ser comandada, teoricamente, pelo atual presidente e candidato a reeleição, conselheiro Luiz Eustáquio Toledo. Para se abster de qualquer suspeita durante o pleito, ele pode convidar outro conselheiro – que pode ser Anselmo Brito – para liderar o processo.

A votação é secreta, cada conselheiro marca o escolhido em uma cédula de papel e deposita numa urna. Assim que os seis votarem, a contagem é imediatamente iniciada e o resultado proclamado em seguida. O mesmo acontece para os cargos de vice-presidente e corregedor do órgão.

Candidatos

Além de Luiz Eustáquio Toledo, concorrem à presidência do TCE/AL os conselheiros Cícero Amélio, Rosa Albuquerque – irmã do deputado estadual Antônio Albuquerque (PTdoB), Otávio Lessa de Geraldo Santos – irmão do ex-governador Ronaldo Lessa, e Maria Cleide Costa Bezerra, a Cláudia Brandão.

Com a permissão do regimento interno, os conselheiros ainda concorrem a outros cargos nesta eleição. Amélio, por exemplo, disputa também a vice-presidência e a corregedoria. Rosa pode também ser vice-presidente; Maria Cleide também entra na briga para ser corregedora. Anselmo Brito tenta assumir a corregedoria a partir do ano que vem.

As inscrições para disputar a presidência do Tribunal de Contas foram encerradas no dia 30 de novembro. A falta de consenso por um só nome foi o que elevou o nível da disputa. Acredita-se que houve racha para a escolha do novo conselheiro que vai presidir a Corte.

Os novos presidente, vice-presidente e corregedor assumem as funções a partir de 1º de janeiro de 2013 e ficam no cargo até 31 de dezembro de 2014.

Por Thiago Gomes

Notícias Relacionadas:

Comentários