Um das faixas da Avenida Durval de Góes Monteiro será ocupada pelo manifestantes.
A mobilização dos taxistas do interior do estado está sendo montada, desde o início da manhã desta quarta-feira (21), em frente ao atacadista Makro, no bairro de Petrópolis. A previsão é que os trabalhadores realizem uma carreata com destino ao Palácio da República dos Palmares, no Centro da capital alagoana, contra a fiscalização do Sistema de Transporte Intermunicipal, intensificada pela Agência Reguladora de Serviços de Alagoas (Arsal).
Uma da faixa paralela a Avenida Durval Góes, no sentido Tabuleiro do Martins / Centro, está sendo tomada pelos taxistas. Até o momento o trânsito na região segue normalmente e motoristas estão antecipando a saída de suas residências para enfrentar congestionamentos.
No início da semana, quando anunciou a carreata, o presidente do Sindicato dos Taxistas de Alagoas (Sintaxi/AL), Ubiraci Correia, muitas das apreensões realizadas pela Arsal estão sendo feitas de forma irregular. Sobre o protesto, Correia explicou que a categoria seguirá em carreata pelas faixas de uso comum, deixando livre a faixa exclusiva aos ônibus e transportadores públicos.
“Os profissionais não podem ficar parados diante desta perseguição iniciada pelo governo do Estado. A Arsal já apreendeu 30 carros e isto está prejudicando os taxistas que necessitam trazer passageiros de outros municípios para Maceió”, disse Correia. De acordo o presidente do Sintáxi-AL, no interior há cerca de três mil taxistas cadastrados.
De acordo com a Arsal, a fiscalização é legal e o Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros é permitido desde que o transportador tenha a autorização cedida pelo Estado. No caso dos taxistas, o transporte de passageiros de um município para outro também só pode ser realizado quando o fretamento é autorizado pela agência reguladora do Estado.
Do Cada Minuto