Superintendência Federal da Pesca em AL apresenta plano safra 2013

23 mar 2013 - 14:17


pescadoresDurante a eleição para presidente da Colônia Z-20, no município de Pão de Açúcar (AL), em que foi eleito por aclamação Genivaldo Bezerra para mais um mandato de três anos, o superintendente federal da pesca em Alagoas, Cícero Dantas, fez a apresentação do Plano Safra da Pesca 2013, evento que contou com a participação da presidente da Federação dos Pescadores de Alagoas (Fepeal), Eliane Moraes, técnicos do BNB e associados da Colônia de Pescadores.

Como informa o superintendente Cícero Dantas, a meta do Ministério da Pesca e Aquicultura, estabelecida pelo Ministro Marcelo Crivela, por meio da Superintendência em Alagoas com o apoio da Federação de Pescadores em Alagoas, é fortalecer ainda mais a política de fomento dando oportunidade ao segmento pesqueiro para gerar renda e mais emprego.

Segundo Cícero Dantas, o objetivo é estimular a produção nacional do pescado e promover o desenvolvimento sustentável da aquicultura e pesca, aumentando a renda do pescador. “Com o apoio do BNB e das Colônias estamos colocando em prática e viabilizando a operacionalização do Plano Safra da Pesca e Aquicultura com linhas de créditos para o segmento”.

Lançado pelo governo federal, por meio do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), o Plano Safra da Pesca e Aquicultura é um programa do Governo Federal para estimular o desenvolvimento do setor por meio de linhas de créditos para o aumento produção e geração de emprego e renda.

Para Eliane Moraes, primeira mulher no país a presidir a Federação dos Pescadores de Alagoas, a parceria entre a Superintendência Federal de Pesca em Alagoas, as Colônias de Pescadores e o Banco do Nordeste (BNB) vem possibilitando à categoria adquirir novas embarcações e equipamentos, com linhas de créditos acessíveis. “Com o Plano Safra de Pesca do governo federal vamos dar melhores condições de trabalho aos pescadores, bem como possibilidades de aumentos de sua produção de pescado em Alagoas”.

José Unaldo Santos, pescador há 15 anos em Pão de Açúcar (AL), logo que conheceu as propostas de financiamento não hesitou e vai comprar uma embarcação nova e equipamentos como freezer, redes, tarrafa e motor. “É uma oportunidade de aumentar minha produção em 40%, bem como adquirir equipamentos para a atividade pesqueira e para o armazenamento do pescado”, comemora Unaldo.

Como explica Genivaldo Bezerra, presidente da Colônia Z-20, a parceria entre a Superintendência Federal da Pesca em Alagoas e a Federação dos Pescadores de Alagoas tem contribuído efetivamente para a valorização do trabalho da categoria e pelo fortalecimento do segmento. “Essa aproximação entre as instituições parceiras e os pescadores tem facilitado a vida dos que vivem tanto da pesca profissional, como artesanal”.

Por Agência Alagoas

Notícias Relacionadas:

Comentários