Sociedade Alagoana de Infectologia promove curso neste sábado em Maceió Evento será no próximo dia 20 em formato híbrido (presencial e on-line)

Assessoria

19 ago 2022 - 22:00


Foto: Carla Cleto / Ascom Sesau

Diante do complexo cenário epidemiológico atual, a Sociedade Alagoana de Infectologia (SAI), dentro de sua missão de prover ciência e informação aos seus pares, promove o I Curso de Urgências em Infectologia, no próximo dia 20 de agosto (sábado), em formato híbrido (presencial e on-line).

O evento acontecerá no auditório do Campus IV do Cesmac (antigo Colégio Guido), durante todo o dia, com carga horária de 12 horas. O curso é destinado a todos os estudantes e profissionais da área da Saúde que queiram se manter atualizados sobre o manejo das principais doenças infectocontagiosas e suas manifestações atuais.

Com o advento da Covid-19 e seus desdobramentos, a explosão das arboviroses (dengue, zika e chikungunya), além das infecções por monkeypox (varíola do macaco) fora da África, várias dúvidas em torno da abordagem e manejo dessas doenças têm aparecido entre os profissionais de saúde, principalmente para aqueles que trabalham em emergências e consultórios.

O evento trará alguns dos mais respeitados infectologistas de Alagoas, com temas pertinentes e totalmente voltados à realidade que os profissionais de Saúde estão enfrentando no estado na atualidade. Os infectologistas Luciana Pacheco, Fernando Maia, Vânia Pires, Raquel Guimarães, Mardjane Lemos e outros profissionais de renome, fazem parte do time de palestrantes.

O curso também contará com a presença do Doutor em Ciências da Saúde, o biólogo Anderson Brandão Leite, diretor do Laboratório Central de Saúde Pública de Alagoas (Lacen), que falará sobre o papel da Rede de Laboratórios de Saúde Pública nas Urgências em Infectologia.

Outro fator diferencial da capacitação é a abordagem da classificação de risco da Enfermagem para otimizar a assistência em doenças infecciosas, para tanto, a enfermeira Caroline Leite falará sobre o tema numa palestra voltada para todos os profissionais que trabalham com triagem e classificação de risco, e para aqueles que  necessitam de conhecimento mais aprofundado deste procedimento.

“É necessário que os profissionais de Saúde, principalmente os que trabalham em Emergências, estejam atentos para os diagnósticos diferenciais e o adequado manejo das infecções mais rotineiras nos Serviços de Urgência e Emergência, pois por vezes encontramos erros em alguns diagnósticos devido à falta de preparo desses trabalhadores. Convidamos também os estudantes de Medicina, Enfermagem e os residentes dessas áreas para participarem do curso, pois será ofertado um conteúdo prático e assertivo sobre o que enfrentamos no dia a dia”, enfatizou a presidente da Sociedade Alagoana de Infectologia, Dra. Vânia Pires.  

SERVIÇO

Inscrições: As inscrições podem ser feitas pelo link da biografia no instagram da SAI, @sociedadeinfecto.al

Informações para a imprensa: Dra. Vânia Pires  – (82) 9 9982 0179

Investimento: Para médicos e profissionais de saúde o investimento é de R$ 100,00 enquanto estudantes pagam R$ 50,00. O certificado com carga horária de 12 horas será enviado por e-mail em até 7 dias após o curso.

Pagamento: via Pix: CNPJ – 12843264/0001-96  

Como: Online (ao-vivo) e presencial (vagas limitadas).

Apoio: Cesmac, Clinvacin, Laboratório Janssen, Hospital Escola Dr. Helvio Auto e Saúde e Suporte Home Care.

Programação Completa:

Monkeypox: mais uma ameaça à nossa porta – Dra. Mª Raquel dos Anjos Guimarães;

Classificação de risco: uma ferramenta indispensável para otimizar assistência às urgências infecciosas – Enfª Caroline Leite;

Meningite: quando suspeitar, diagnóstico sindrômico e manejo inicial na emergência – Dra. Sura Amélia Barbosa Félix Leão;

Mesa redonda: arboviroses – diagnóstico sindrômico e manejo na urgência – Dra Luciana Pacheco e Dr. Fernando Maia;

Doenças relacionadas a períodos chuvosos: atenção ao cenário para evitar internações e mortes – Dra. Mardjane Lemos;

Síndrome Gripal no contexto da pandemia de Covid-19 – Dra. Renata Brandão Leite;

Mesa redonda: Profilaxia de doenças infectocontagiosas, uma urgência que não pode ser negligenciada – Dra. Vânia Pires, Dra. Mª Claudiane Souza e Dra. Mª Raquel Guimarães;

Palestra de encerramento: O papel da rede de laboratórios de saúde pública no contexto das urgências em infectologia – Dr. Anderson Brandão Leite.

Notícias Relacionadas:

Comentários