A Secretaria de Assistência Social (SMAS) iniciou o primeiro dia da Capacitação para Cadastradores – Digitadores do Cadastro Único/Programa Bolsa Família. O evento que acontece de 04 a 07 do mês corrente objetiva atualizar a forma de atendimento e otimizar os cadastros. Com duração de 4 horas diárias. A Capacitação representa a busca da veracidade do Cadastro Único/CadÚnico.
A secretária Nilma França iniciou os trabalhos falando da importância do evento. De acordo com a secretária o Programa Bolsa Família tem sido responsável pela mudança social mais importante da historia do país, pois foi a partir do programa que milhares de famílias saíram da linha da miséria e passassem à de bem-estar. Sendo que esta condição fez com que a dignidade, a promoção da cidadania enfim acontecesse.
Paulo Cesar – Coordenador do Programa Bolsa Família – disse que o Programa representa um dos grandes “mantenedores da vida” daqueles que sempre viveram à margem da sociedade. É um programa que gera uma condição de vida nunca vista em nosso país. Aqui no Nordeste o Bolsa Família representa algo bem maior, pois simboliza uma quebra de paradigmas socioculturais. Os papeis sociais também sofreram mudanças drásticas, pois a mulher se torna a responsável pelo beneficio ofertado pelo Governo Federal.
A secretaria Nilma França frisou também que esta mudança de paradigmas se mostra em evidência no fato dos beneficiários entenderem que o programa não é um favor do governo, mas sim uma obrigação, pois como pelo pagamento de impostos nos dá este direito.
O Prefeito Mário Silva durante sua fala deixou claro o seu contentamento pela capacitação. Ele disse que tudo o que for para o beneficio do povo bom de nosso município terá todo o seu apoio.
A Capacitação foi ministrada por Cleiton Pereira – Instrutor da Capacitação Sobre o Cadastro Único/Programa Bolsa Família.
A temática para discussão no primeiro dia teve como ponto principal da Capacitação: * Apresentação do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e sua Importância para entrada de famílias em Programas específicos.
Juca Souza – Ascom – SMAS