Sinteal reivindica e consegue reunião com prefeito de Olho d’Água das Flores A categoria afirma que os profissionais da cidade sertaneja têm amargado perdas ao longo dos últimos 6 anos.

Redação com Ascom Sinteal

09 dez 2021 - 21:02


Dirigentes do Sinteal encontraram com prefeito Zé Luiz (Foto: Ascom Sinteal)

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal), Núcleo Regional de Santana do Ipanema, informou nesta quinta-feira (9), que após reinvindicações foram recebidos pessoalmente pelo prefeito de Olho d’Água das Flores, José Luiz Vasconcellos (PP).

O encontro aconteceu na última terça (7) e segundo os dirigentes sindicais foi útil para levar assuntos como a recomposição salarial e aplicação de recursos da sobra do Fundeb. A categoria afirma que os profissionais da cidade sertaneja têm amargado perdas ao longo dos últimos 6 anos.

“O prefeito Zé Luiz reconheceu a falta de valorização e se comprometeu em repará-las. Para isso, informou que, na próxima semana, sinalizará ao Sinteal uma proposta de percentual. De acordo com a entidade, o índice inflacionário já chega atualmente a 10% (dez por cento)”, descreveu o Sinteal, em nota.

O Sindicato também aproveitou para perguntar ao gestor sobre as sobras do Fundeb. “Ele informou que o município recebeu R$ 4,5 milhões de todo Fundeb: 70% e 30%. Essa diferenciação está sendo levantada por sua equipe. O montante que estiver em saldo será aplicado em investimentos na educação e havendo segurança jurídica efetuará o repasse aos trabalhadores/as.”, reafirmou o sindicato.

A presidente do Núcleo Regional, Cristina Alves, salientou que o município possui segurança financeira e jurídica para a aplicação do percentual de recomposição para o exercício de janeiro/2022. “Essa é uma das principais lutas da categoria, que está sofrendo com salários defasados e sem poder de compra, além dos gastos que tiveram e têm neste cenário de pandemia”, disse.

O Sindicato relatou ter também abordado temas como a revisão do PCC, restruturação das escolas, condições de trabalho, quantitativo de matrículas, aplicação dos recursos, bolsa EJA, precatórios, oferta de curso técnico, hora/atividade, relação professor/aluno, capacitações e gestão democrática.

“O Sinteal reforçou a importância da discussão entre sindicato e gestão para que as reivindicações dos/as trabalhadores/as sejam ouvidas e, sobretudo, atendidas. Convocamos todos/as para se manterem mobilizados, acompanhando nas redes sociais e em nossos canais de comunicação os informes de lutas”, finalizou.

Notícias Relacionadas:

Comentários