Estado e município estudam implantação de um Sine modelo em Santana do Ipanema
O município de Santana do Ipanema deverá ser referência para Alagoas, no que compete à intermediação da mão de obra através do Sistema Nacional de Emprego (Sine). O assunto foi pauta de reunião nesta segunda-feira (25), entre o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional, Alberto Sextafeira, sua equipe técnica e o prefeito José Mário, após solenidade de instalação da sede do Governo do Estado no município. Na ocasião, o secretário entregou cópias de uma minuta de cooperação técnica para ser analisada e assinada posteriormente.
De acordo com Alberto Sextafeira, os técnicos da secretaria estão percorrendo as unidades do Sine/AL para que todas elas atendam as exigências do Ministério do Trabalho, com relação à infraestrutura do local. “Em Santana do Ipanema já existe posto do Sine, contudo, ele não atende aos padrões do Ministério. Os convênios de qualificação profissional estão atrelados a essas exigências, por isso precisamos dotar esses postos de qualidade para o atendimento aos trabalhadores porque são oferecidos inúmeros serviços, apesar de o foco ser a inserção no mercado de trabalho”, informou Sextafeira.
Outro assunto em questão foi a implantação de um balcão da Casa do Trabalhador Autônomo (CTA) em cada um dos Sines de Alagoas, com a finalidade de fomentar a intermediação dos trabalhadores autônomos e a economia solidária.
O encontro contou com a presença da secretária adjunta do Trabalho, Betânia Jatobá; da superintendente Luciana Caetano; do gerente Operacional do Sine, Adilson Celestino, e do diretor de Qualificação Profissional, Jorge Firmino, além do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Toledo.
Por Agência Alagoas