Seu Madruga no Facebook do STJ aumenta compartilhamentos e causa polêmica

25 dez 2012 - 14:17


Personagem do Chaves é usado em arte do STJ (Foto: Reprodução Facebook)

Uma súmula do Superior Tribunal de Justiça sobre a responsabilidade jurídica do fiador em caso de aluguel não pago acabou causando polêmica, por usar um personagem cômico de fama mundial.

“O fiador na locação não responde por obrigações resultantes de aditamento ao qual não anuiu”, diz a súmula 214 do STJ.

O texto é seco, mas foi compartilhado, até o domingo (23) 1.204 vezes por usuários do Facebook, porque,curiosamente, o rosto que ilustra o texto é o do Seu Madruga, personagem do seriado “Chaves” que vive cobrando Seu Madruga pelos 14 meses de aluguel atrasado.

Os “memes jurisprudenciais” – mistura de imagens de teor humorístico com o texto de decisões – têm gerado burburinho entre os mais de 135 mil seguidores do perfil do STJ na rede social.

Não é só o Seu Madruga que aparece no Facebook do STJ. Os soldados do império maligno da saga cinematográfica “Guerra nas Estrelas” são mais recorrentes, mas aparecem também bonecos de Lego, os Smurfs, além de fotos divertidas tiradas da internet.

Todas as imagens, segundo o tribunal, têm o uso autorizado pelos autores.

No perfil do STJ há críticas à iniciativa. Um internauta chamou de “triste e patético” o meme do Senhor Barriga: “Um tribunal superior precisa de piada adolescente para divulgar suas decisões?”.

A aceitação na rede, porém, é ampla. Segundo o STJ, a repercussão dos memes é maior que a das mensagens tradicionais no Facebook.

Por TNH1

Comentários