Evento acontece nesta quinta-feira (12), às 8h30, no auditório do Conselho Regional de Psicologia, no Farol.
Os profissionais que atuam nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da 1ª região de saúde participam, nesta quinta-feira (12), do VI Fórum Regional de Saúde Mental, Crack, Álcool e outras drogas, com foco na estratégia de redução de danos. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), inicia às 8h30, no auditório do Conselho Regional de Psicologia, no bairro Farol, em Maceió.
“O Fórum de Saúde Mental é uma oportunidade para trocar experiências e discutir estratégias para a melhoria do serviço prestado aos usuários dos Caps. Com mais uma edição do evento, temos a expectativa de que a Rede de Atenção à Saúde Mental se concretize, com a ampliação de unidades no Estado”, esclareceu Tereza Cristina.
Durante o fórum, cujo objetivo é discutir políticas públicas de assistência aos usuários dos Caps, os técnicos da área de Saúde Mental debaterão propostas focadas na Rede de Atenção à Saúde Mental. Segundo Tereza Cristina Vilela, apoiadora técnica da Gerência de Saúde Mental do Estado, as formas de acolhimento também serão abordadas durante o evento.
Por meio de duas mesas redondas, o Fórum de Saúde Mental vai abordar o fortalecimento das ações da Rede de Atenção Psicossocial em Dependência Química. Para isso, as discussões serão focadas sob a ótica da regionalização e da intersetorialidade e também sobre o acolhimento como cuidado em saúde mental.
Caps – Com o objetivo de oferecer atendimento à população, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários e fortalecimento dos laços familiares e comunitários, o Sistema Único de Saúde (SUS) criou os Caps. Em Alagoas são 55 unidades e, apenas na 1ª Região de Saúde são 10 unidades habilitadas, que estão situadas em Maceió, Pilar, Rio Largo, Satuba, Messias e Marechal Deodoro.
Da Assessoria