Reunião contou com a participação de representantes do Ministério da Saúde e de órgãos estaduais.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou nesta sexta-feira (22) uma reunião com o Ministério da Saúde e os órgãos estaduais responsáveis pela qualidade da água consumida pelos alagoanos. O encontro aconteceu na sede da Sesau e teve como finalidade evitar novos surtos de diarreia no Estado.
Na ocasião, foi analisado o aumento – no primeiro semestre deste ano – do número de casos de doenças diarreicas agudas em 25 municípios alagoanos e as medidas adotadas para melhorar o abastecimento. Entre as ações, estão a inspeção dos carros-pipas, aquisições de equipamentos mais modernos, novos dosadores, substituição de material filtrante e distribuição de cloro.
“O nosso papel é o monitoramento da qualidade da água. Também realizamos levantamento semanal dos casos de diarreia, informando aos órgãos os dados coletados”, explica a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Sandra Canuto.
A analista de políticas sociais do Ministério da Saúde, Adriana Rodrigues, lembrou que as ações pontuais realizadas pelos órgãos estaduais e municipais são importantes, mas é preciso pensar em medidas a longo prazo, como os Planos Municipais de Saneamento.
“A presidente Dilma Rousseff aprovou ontem o Plano Nacional de Saneamento, determinando que todos os municípios tenham o seu plano. Além disso, a água potável também passou a ser um direito humano. São pontos que vão contribuir para avanços mais definitivos em relação à qualidade da água”, disse.
Entre os órgãos presentes na reunião estavam Defesa Civil de Alagoas, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Humanos (Semarh), Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Laboratório Central de Saúde Pública de Alagoas (Lacen) e a Casal.
Por Suana Nobre / Agência Alagoas