Sesau e municípios discutem projetos para melhorar qualidade de vida da população

30 abr 2013 - 07:47


Foto: Olival Santos

Foto: Olival Santos

Representantes de vários municípios da II Macrorregião de Saúde do Estado estiveram reunidos, na manhã desta segunda-feira (29), no auditório do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (CRIA), onde traçaram estratégias voltadas à melhoria da qualidade de vida da população, através da prática da atividade física. O III Encontro de Núcleos Municipais de Promoção da Saúde foi promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

O encontro contou com as presenças de secretários municipais, educadores físicos, nutricionistas, representantes dos Núcleos de Promoção da Saúde (NUPS) e demais profissionais da área, que participaram de debates e palestras. Uma das palestras foi ministrada pelo professor do curso de Nutrição da Ufal, Haroldo Ferreira, que abordou o perfil nutricional e de saúde materno infantil de Alagoas.

A outra palestra foi ministrada pelo professor de Educação Física da Ufal, Bráulio César de Alcântara Mendonça, que abordou o tema “Construção de indicadores para o monitoramento do programa das academias de saúde, plano de ação e plano diretor”. Ele destacou que as ações voltadas ao desenvolvimento da Promoção da Saúde precisam de maior engajamento e compreensão por parte dos gestores, principalmente na adesão a projetos como o das academias ao ar livre.

Ainda de acordo com o educador físico, as academias ao ar livre são uma excelente opção para que a população passe a cuidar mais da saúde e planeje melhor as práticas saudáveis. “As academias ao ar livre são gratuitas, não precisam de marcação de horário e promovem uma sensação de mais liberdade aos frequentadores. Com o apoio e acompanhamento de educadores físicos, esses locais podem ser frequentados por qualquer pessoa”, disse.

Bráulio César destacou ainda que, muitas pessoas, a exemplo de idosos e hipertensos, diminuem o consumo de medicamentos poucas semanas após iniciarem as atividades nas academias ao ar livre. O mesmo pensamento foi defendido por Sidney José Arruda Pimentel e Mônica Dâmazo, que coordenam o eixo Atividade Física e Alimentação Saudável, do Setor de Promoção da Saúde do Estado. “Um dos objetivos desse encontro é aglutinar vários municípios e capacitar todas as pessoas envolvidas no processo”, frisaram os coordenadores.

Fátima Ramalho, coordenadora da Promoção da Saúde da Prefeitura de Arapiraca, citou a importância do encontro promovido pela Sesau. “Nós, que trabalhamos na Promoção da Saúde nos municípios, temos que agir de forma articulada, a fim de que possamos trocar experiências”, sentenciou.

Por Ascom / UE do Agreste

Notícias Relacionadas:

Comentários