A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) prossegue com o seu ciclo de capacitação técnica nas unidades de saúde alagoanas sobre atendimento a pessoas em situação de rua. A mais nova unidade atendida pelo projeto foi o Hospital Municipal João Lyra Filho, em Atalaia.
A técnica de referência das Políticas Transversais da Sesau, psicóloga Elma Liliane de Araújo, explicou que as pessoas em situação de rua sofrem estigmas sociais e precisam de um acolhimento técnico e humanizado. “São pessoas expostas a riscos sanitários, que possuem necessidades específicas e precisam ser atendidas por uma equipe preparada”, explicou.
A psicóloga lembrou que essas pessoas possuem o direito ao acesso à saúde, conforme está assegurado na Constituição Federal. “O SUS [Sistema Único de Saúde] garante o acesso universal a serviços de saúde e é uma das maiores conquistas da sociedade brasileira. Por isso, temos que estar preparados para atender a todos os diferentes tipos de público”, destacou Elma Liliane de Araújo.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, reafirmou o compromisso de Alagoas em garantir assistência igualitária à população. “Em nosso estado, a maioria depende do SUS e, por isso, devemos cada vez mais conscientizar e qualificar nossas equipes multiprofissionais para prestar assistência mais humanizada, principalmente às pessoas em vulnerabilidade social”, pontuou o secretário.