A Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas (Sesau) afirmou que o avanço dos números de casos de pessoas com a Covid-19 no estado tem relação com parte da população que pode ficar em casa e acaba deixando a sua residência e descumpre o decreto de isolamento social.
A sustentação da pasta do Governo se deu através da assessoria de imprensa, em resposta a questionamentos feitos pelo site Alagoas na Net, em matéria publicada nesta segunda-feira (20), que destaca o aumento de mais de 300% de uma semana para outra.
Perguntamos ainda se a Sesau estaria aumentando o número de teste para detectar a doença, a Ascom respondeu que o Laboratório Central de Alagoas (Lacen-AL), realiza 40 testes diariamente e que até o momento foram feitos mais de 900 testes.
A reportagem indagou ainda sobre as dúvidas que foram lançadas por parentes da primeira vítima do vírus no estado. Uma nora do senhor natural do Acre postou nas redes sociais um exame onde indica o resultado NÃO DETECTÁVEL.
Sobre isso, a Ascom disse apenas que o resultado do teste feito pelo Lacen consta como positivo. A reportagem novamente questionou: Diante da contradição do que os parentes divulgaram e o que o Governo diz, vocês podem apresentar esse exame positivo?
A resposta foi lacônica: “O resultado do exame laboratorial já foi divulgado pelo governo à época”.
Números até agora
De acordo com o último Boletim Epidemiológico, publicado nesta segunda-feira (20), o Estado tem um total de 171 casos confirmados do novo coronavírus, dos quais 105 estão em isolamento domiciliar e 18 internados, sendo cinco em UTI e 13 em leitos clínicos.
Outros 30 pacientes já finalizaram o período de isolamento, não apresentam mais sintomas e, portanto, estão recuperados da doença. Já sobre os óbitos, Alagoas contabilizou mais três mortes no dia de hoje, totalizando 18 pessoas falecidas por Covid-19.
Por Lucas Malta / Da Redação