Servidores da ALE elegem novo sindicato nesta quinta-feira

25 abr 2013 - 08:30


Foto: Ascom ALE

Foto: Ascom ALE

Os servidores da Assembleia Legislativa se mobilizam para eleger a nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Legislativo de Alagoas (STPLAL). Duas chapas estão concorrendo: a “Chapa 1”, encabeçada por Henrique Lopes, e a “Chapa 2”, de Luciano Vieira. Ambas defendem como principal bandeira de luta a implantação da data-base da categoria. A chapa eleita vai representar cerca de 870 servidores do quadro efetivo do Parlamento alagoano. A eleição ocorre nesta quinta-feira, 25, das 8 h às 17 h, na sede do Sindicato, localizada na Rua Rosa da Fonseca, próximo a Praça da Faculdade. O eleito irá comandar o STPLAL pelos próximos três anos.

À frente da “Chapa 1”, o analista legislativo Henrique Lopes, com 27 anos de Casa, disse que sua participação nos movimentos de luta e reivindicações em favor da categoria, e sua história dentro do STPLAL, o credenciam na disputa pelo cargo. Além disso, Lopes informou que conta com o apoio fundamental das três principais lideranças de classe: o atual presidente da entidade, Ernani Malta, o presidente da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa (Assala), Eduardo Fernandes, e do presidente da Associação dos Aposentados, Manoel Lira.

Henrique Lopes acrescenta que, além da conquista da data-base, que está inserida no Plano de Cargos, Carreiras e Subsídios (PCCS) dos servidores, vai lutar pelo enquadramento dos servidores, uma vez que alguns funcionários ainda não tiveram acesso a esse direito.” Alguns até fizeram pós-graduação para poder ter o enquadramento correto e ainda não o tiveram”, informou o candidato, acrescentando que outra de suas prioridades à frente do STPLAL é a isonomia salarial entre ativos e inativos, bem como trabalhar em prol da melhoria das condições de trabalho.

Lopes informou ainda que defende a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 555/2006, que trata da extinção gradual da cobrança de contribuição previdenciária sobre os proventos pagos pela Previdência Pública aos inativos. “Pretendemos, junto com a Federação Nacional e o Movimento dos Servidores Aposentados e Pensionistas (Mosap), encampar essa luta que vai dar a isenção previdenciária aos aposentados”, contou Henrique Lopes.

Encabeçando a “Chapa 2”, o assistente legislativo Luciano Vieira, com 26 anos de Casa, disse que, a união dos servidores da Casa em torno do seu nome, além do trabalho em prol da classe, o credenciam para a disputar o cargo. “A classe resolveu formar um grupo, que é independente, sem vínculos com o sindicato e composto por 23 companheiros de diversos setores da Assembleia”, contou Vieira, acrescentando que além da data-base, a principal bandeira de sua campanha é reivindicar os salários atrasados e lutar por melhores condições de trabalho.

“Temos quatro datas-bases que ainda não foram pagas, apesar de estar inseridas no PCCS da categoria e 15 anos de férias atrasadas”, informou Vieira, que atualmente é vice-presidente do STPLAL. “Vamos executar todas as nossas propostas visando, exclusivamente, ajudar o servidor. Queremos fazer uma grande parceria com a Mesa Diretora, porque o sindicato cresce, os servidores crescem, a Casa cresce e, consequentemente os deputados também crescem, uma vez que são assessorados por nós”, declarou Luciano Vieira.

Por Ascom ALE

Notícias Relacionadas:

Comentários