O prefeito destacou que a Barragem do Sobradinho, no Rio São Francisco, está com apenas 4% da capacidade e que, em dezembro, o rio deve estar praticamente seco.
O prefeito do município de Pão de Açúcar e vice-presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Jorge Dantas (PSDB), afirmou nesta quinta-feira (5), em entrevista à Rádio Gazeta , que os municípios sertanejos já estão saindo do estado de emergência e entrando em estado de calamidade pública por causa da seca. Ele destacou que a Barragem do Sobradinho, no Rio São Francisco, está com apenas 4% da capacidade e que, em dezembro, o rio deve estar praticamente seco.
“Nunca vi uma seca como essa. Já estamos quase em estado de calamidade, pois é uma seca que vem se prolongando desde 2011. O São Francisco está com menos da metade da vazão normal e estamos em uma situação muito crítica e desesperadora. Se não houver chuva, vamos chegar ao mês de dezembro com o rio praticamente seco”, destaca Jorge Dantas.
O representante da AMA criticou a burocracia para a liberação de recursos por parte do governo federal para que a água possa chegar às famílias que vêm sofrendo com a longa estiagem, afirmando que o procedimento tem que ser feito de forma emergencial.
Veja a matéria completa no Gazetaweb