Ações integradas entre as secretarias e superintendências têm sido uma marca registrada da gestão do prefeito Rui Palmeira. Para intensificar o trabalho de prevenção em áreas de risco, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra) e a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil estão atuando em várias localidades de Maceió.
Em Fernão Velho, está em construção um muro de arrimo desenvolvido com pedras para conter o solo das encostas, evitando que a terra ceda e atinja residências. Para conter alagamentos no Mutange, estão sendo feitas canaletas em concreto interligadas com pontos de escoamento, levando as águas pluviais para as galerias existentes no local.
Na Grota do Aterro, as equipes estão realizando limpeza no canal para evitar o deslizamento da barreira. O secretário municipal de Infraestrutura Roberto Fernandes garante que as ações atendem às necessidades da população.
”A administração municipal tem todo o interesse em solucionar essas demandas. Estamos tomando todas as providências para melhorias no local”, assegurou Fernandes.
Licitação e PMRR
A Seminfra garante que existem dois processos licitatórios para projetos em áreas de riscos, sendo que um deles já feito. A empresa vencedora está em fase de elaboração dos projetos de intervenções em áreas de risco na Chã da Jaqueira, Flexal de Cima, Vila Almeida e encostas do “Bolão”.
Em fase de licitação, está o Complexo Baixo Reginaldo que compreende Piabas e Grota do Estrondo, locais onde serão executadas intervenções em valas, córregos e rios e contenção de encostas, em convênio com o Ministério das Cidades, em conformidade com o Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR).
O Plano traça um diagnóstico das áreas de risco de Maceió e prevê a execução de ações que visam reduzir e controlar as situações de risco vividas pela população. O PMRR é resultado de um convênio firmado com a Caixa Econômica Federal e o Ministério das Cidades.
Ascom Maceió