Coordenadores municipais do Programa de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) da cidade de Santana do Ipanema realizaram na sexta-feira (13) o Seminário Final do programa, encerrando um ciclo de formação continuada em Alfabetização Matemática no ano 2014.
De acordo com os gestores do seminário, o acontecimento conclui uma etapa composta de estudos, reflexões, dedicação e acima de tudo, desejo de mudança. “Muda-se uma prática estagnada e arcaica para uma postura problematizadora e articuladora com a vivência do aluno”, comentou a coordenadora municipal, Cícera Gomes.
O evento contou com a presença maciça da equipe pedagógica da Secretaria de Educação do município, como diretores, coordenadores pedagógicos, orientadores e professores compuseram as atividades finais. Autoridades políticas também participaram do evento, bem como a gestora da pasta de Educação, a secretária Renalda Martins.
Apresentações e homenagens
Para abrilhantar o evento foi convidado o artista e compositor santanense Cícero Ferreira Barbosa, o popular “Ferreirinha”. Com seus já conhecidos versos musicais, o poeta expressou os resultados da formação continuada no município. Houve também socialização dos trabalhos realizados em sala de aula, com a apresentação de experiências de sucesso por parte dos principais catalisadores desse processo, os professores.
Inúmeros foram os depoimentos dos docentes que emocionados homenagearam suas formadoras. Quem também mostrou satisfação pelo resultado das ações foi o aluno Maxuel, estudante do 3º ano da Escola Senhora Santana. O garoto expôs um trabalho artístico, feito a partir da arte oriental do Origami.
Objetivo do Pnaic
De acordo com a coordenação do projeto em Santana, os conteúdos feitos no município foram embasados nos direitos de aprendizagens das crianças durante o ciclo de alfabetização. Ele serviu de avaliação didática para cada docente reconstruir seus próprios conceitos durante esta fase na vida das crianças.
“A formação continuada dos professores é um componente essencial para profissionalização docente, proporcionando melhor qualidade do ensino e do aperfeiçoamento da docência”, ressaltou Cícera Gomes.
VEJA ALGUMAS FOTOS DO PNAIC EM SANTANA
O Pnaic foi implementado no início de 2013 e visa garantir a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade. O governo federal aportou incentivos financeiros e assistência técnica e pedagógica, com intuito de formar 360 mil professores alfabetizadores até este ano.
Da Redação com colaboração da Coordenação do Pnaic-Santana