Semarh indica que Alagoas terá chuvas intensas até terça-feira (27) A atenção fica concentrada para as regiões do Litoral (metade sul) e Baixo São Francisco, onde há grande formação de nuvens

Thiago Gomes / Gazetaweb

25 fev 2024 - 09:00


Foto: Divulgação / Inmet

O aviso meteorológico mais recente da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) indica a possibilidade de chuvas de intensidade moderada, para este sábado (24), na metade leste do Estado, com atenção maior no Litoral e no Baixo São Francisco, podendo se estender até terça-feira (27).

A previsão é de que as chuvas podem ser acompanhadas por rajadas de vento, como já foi adiantado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O alerta mostra que há possibilidade de chuva de intensidade fraca a moderada no Estado, principalmente a partir das próximas 24 a 48 horas. A atenção fica concentrada para as regiões do Litoral (metade sul) e Baixo São Francisco, onde a formação de um aglomerado de nuvens pode gerar acumulados de chuva mais expressivos no decorrer deste sábado.

A partir deste domingo (25), os maiores acumulados de chuva são esperados na metade norte do Litoral (incluindo a Região Metropolitana de Maceió) e da Zona da Mata, podendo se estender até a próxima terça-feira.

Pela explicação da Semarh, “o deslocamento para oeste do centro do fenômeno conhecido pelo Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN) permanece favorável à formação de áreas de instabilidade na faixa litorânea e em algumas áreas no interior da Região Nordeste do Brasil”.

Por isso, há risco para alagamentos, principalmente em áreas com deficiência de drenagem urbana, destelhamentos de casas e edificações, bem como risco para deslizamentos em áreas de encosta.

Também podem ocorrer chuvas em pontos isolados das demais regiões ambientais de Alagoas, porém sem risco associado.

A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN) da Semarh segue monitorando as condições climáticas do Estado.

Comentários