Poço profundo em Mata Grande e Programa Água para Todos atenderão o alto sertão alagoano.
O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Napoleão Casado, acompanhou na semana passada os testes de vazão no poço profundo perfurado no município de Mata Grande. Através da CPRM, o Governo Federal perfurou poços profundos nas regiões mais afetadas pela seca, como Bahia, Ceará e Pernambuco. Em Alagoas, o poço atingiu 421m de profundidade e é capaz de produzir 130 mil litros de água potável por hora, uma das maiores vazões encontradas pela CPRM nessa ação.
De acordo com o diretor da CPRM, José Carlos da Silva, novas perfurações deverão ser feitas no próximo ano, e Alagoas poderá ser contemplada com mais um ou dois poços: “A região semiárida do Estado tem uma limitação na natureza do terreno, que é em sua maior parte cristalino e não permite a perfuração de poços profundos”, explicou. O município de Mata Grande, no entanto, situa-se sobre o Aquífero do Jatobá, permitindo a perfuração e fornecimento de água de excelente qualidade.
Napoleão Casado afirma que a água do poço será utilizada prioritariamente para o abastecimento das comunidades rurais, para pequenos e médios produtores voltados à agricultura familiar e para auxiliar no abastecimento dos carros-pipa que atendem a região. “Caso haja excedente, estudamos a possibilidade de fornecer água para abastecimento urbano”, afirma Casado.
O poço será utilizado nas ações estruturantes do Governo Estadual em parceria com o Governo Federal, como o Programa Água Para Todos. “Estamos identificando as comunidades ao redor e buscamos trabalhar de forma a beneficiar os assentamentos e pequenos produtores rurais que não são contemplados pelo Canal do Sertão”, garante o secretário.
Água Para Todos
O Programa Água Para Todos é uma iniciativa do Governo Federal, que em parceria com o Governo Estadual através da Semarh, irá implantar 176 sistemas de abastecimento, beneficiando mais de 35 mil pessoas. Na quinta-feira (7) a superintendente de Planejamento e Programas da Semarh, Daniella Amorim, reuniu-se com representantes da Codevasf e do Incra para alinhar as ações entre as esferas. “A parceria garante que as ações sejam feitas em conjunto, de forma a beneficiar um número maior de pessoas”, afirmou Amorim.
Segundo a superintendente, o Incra foi contemplado com 48 sistemas do Programa Água Para Todos, que serão adicionados ao projeto da Semarh. “A Codevasf tem projetos para a área do Canal do Sertão, com foco em fornecimento de água potável e água para quintais produtivos. Nós pretendemos começar os trabalhos do Água Para Todos naquela área, pois já conhecemos as comunidades e suas demandas devido às ações emergenciais”, disse ela.
Da Agência Alagoas