Os prefeitos do semiárido alagoano estão preocupados com anúncio feito pela equipe de meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). A previsão de chuva está abaixo do normal para os próximos meses.
A reunião reuniu prefeitos do Agreste e Sertão, técnicos, o secretário estadual Alexandre Ayres, o presidente da AMA Marcelo Beltrão e a Defesa Civil Estadual. De acordo com o secretário Alexandre Ayres, o estado se antecipa para planejar ações em decorrência da constatação climática de que as chuvas estarão abaixo do normal na região do semiárido nos meses de maio, junho e julho.
Durante o encontro, o meteorologista da Semarh, Vinícius Pinho, apresentou o cenário das previsões de chuva para o estado, e em seguida, informou aos prefeitos que a quadra chuvosa para Alagoas está atrasada, deixando as regiões Sertão, Sertão do São Francisco e Agreste em situação complicada.
De acordo com o secretário Alexandre Ayres, a Semarh está com o compromisso de ceder uma máquina perfuratriz para a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e consórcios públicos para conseguir água em regiões que estão com deficiência no abastecimento. “Uma medida para abrandar esta situação já foi assegurada pelo estado que é a disponibilidade de uma máquina perfuratriz que deve ser utilizada nas regiões do Agreste e Sertão”, informou o secretário.
Os assuntos debatidos durante a reunião com os prefeitos serão levados até o governador Renan Filho. O coordenador da Defesa Civil Estadual, Major BM Moisés Melo afirmou que vai disponibilizar todo o seu efetivo para mobilizar o credenciamento dos veículos e dá início à operação pipa. “A preocupação da Defesa Civil Estadual é dar celeridade para que os problemas enfrentados pelas famílias não se tornem um transtorno ainda maior”, disse o coordenador aos prefeitos alagoanos.
Da Assessoria AMA