Semana do Impeachment: saiba como anda a posição dos deputados alagoanos

11 abr 2016 - 13:43


Nos últimos dias inúmeros sites foram criados para avaliar como anda a posição dos políticos em relação ao tema. O site do Estadão é um deles.

Estadão promove o placar do Impeachment (Foto: Reprodução / Estadão)

Estadão promove o placar do Impeachment (Foto: Reprodução / Estadão)

A semana mal começou e os olhos da imprensa e boa parte da população se voltam para o Congresso Nacional, em especial aos deputados federais. O assunto é o já batido pedido de Impeachment da presidente Dilma Rousseff.

O processo chega a um dos seus pontos altos, já que até o próximo domingo os políticos devem decidir o afastamento ou não da chefe maior do país, a fim de ser julgada posteriormente pelo Senado.

Desde os últimos dias inúmeros sites foram criados para avaliar como anda a posição dos políticos em relação ao tema. O site do Estadão é um deles, que criou o Placar do Impeachment.

Até o fechamento desta matéria o portal havia contabilizado os seguintes números: 292 teriam optado A FAVOR; 60 estariam INDECISOS; 46 NÃO QUISERAM RESPONDER; e por fim, 115 são CONTRA a derrubada de Dilma.

Alagoas

O site do Estadão também dá a oportunidade para o internauta separar especificamente os deputados de cada estado. E é olhando para isso que o site Alagoas na Net trouxe, de acordo com esse levantamento, como andam se posicionando os representantes nordestinos.

Dos nove legisladores por Alagoas quatro decidiram* apoiar o Impeachment, são eles: Pedro Vilela (PSDB), Cícero Almeida (PMDB), JHC (PSB) e Maurício Quintela Lessa (PR). Já contra o movimento estão os deputados Paulão (PT) e Givaldo Carimbão (PHS).

No cenário ainda da indecisão estão três políticos. Marx Beltrão (PMDB), Arthur Lira (PP). Por fim o deputado e ex-governador do estado, Ronaldo Lessa (PDT) teria dito que não queria responder.

Os quatro políticos em azul estão a favor do Impeachment. Os três em cinza ainda não decidiram ou não opinaram; enquanto os de vermelho são contra o Impeachment (Foto: Arte Estadão)

Os quatro políticos em azul estão a favor do Impeachment. Os três em cinza ainda não decidiram ou não opinaram; enquanto os de vermelho são contra o Impeachment (Foto: Arte Estadão)

Pressão

Em reportagem desta segunda-feira, o jornal Folha de São Paulo traz a informação de que vários deputados tem relatado uma pressão excessiva por parte de grupos contra e a favor do Impeachment.

Um destes teria sido o deputado Victor Mendes (PSD-MA) que publicou um desabafo em sua própria rede social. Ele revelou estar indeciso e teria recebido muitas ofensas de pessoas contrárias, para que sua posição fosse rapidamente decidida.

Alem do Estadão, mais dois sites contabilizam a luta pelo Impeachment. Um deles é o Mapa do Impeachment, que foi criado pelo Movimento Vem Pra Rua e luta para a provação do caso. O segundo é o Mapa da Democracia, que ao contrário é favorável ao fim do processo com o mantimento da presidente.

Da Redação

Atualizada às 19h18*: Matéria foi editada pela mudança de posição do deputado Maurício Quintela Lessa, Que antes estava indeciso e agora o Placar do Impeachment o aponta como a favor do processo.

Notícias Relacionadas:

Comentários