Iniciativa é promovida pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NJUS) e segue até a próxima sexta-feira (22).

Jeane do Nascimento e Vanildo Vieira da Silva ficaram satisfeitos com os acordos (Foto: Caio Loureiro)
O ex-casal Vanildo Vieira da Silva e Jeane do Nascimento Santos conseguiu entrar em acordo sobre a regularização da pensão alimentícia dos filhos, após participar, na manhã desta segunda-feira (18), da I Semana Estadual da Conciliação. A iniciativa é promovida pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NJUS), do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL).
Para Jeane do Nascimento, conciliar foi a melhor alternativa após três anos de espera. “Estou muito satisfeita com o trabalho feito pela Justiça. Escolhi pelo acordo, pois acredito que seja a maneira mais prática de resolver o problema dos meus filhos”, explicou.
Quem também saiu satisfeito da audiência foi Vanildo. “É nossa primeira audiência sobre o assunto e já deu acordo. Consegui regularizar minha situação sem precisar contratar um advogado, por isso a importância de iniciativas como essa”, afirmou o vendedor
Outro caso com resultado positivo foi o da assessora Keith Mendes e o do autônomo Flavius Torres. O ex-casal manteve um relacionamento por cinco anos e, há um mês, decidiu pela regularização da pensão alimentícia da filha.
“Entramos com o processo em abril e, rapidamente, recebemos a intimação para comparecer a essa audiência. A conciliação foi a melhor forma de acordo para ambas as partes”, disse Flavius Torres.
A TV Tribunal também mostra, no vídeo abaixo, a história da gerente administrativa Marlene Guedes da Silva e do seu esposo, José Félix da Silva Filho. Há 24 anos o casal não pagava as prestações de sua casa, devido a problemas financeiros.
Correndo o risco de ver o bem ser executado, eles aproveitaram a Semana Estadual da Conciliação para negociar a dívida e conseguiram entra em acordo com a Companhia Alagoana de Recursos Humanos e Patrimônio (CARHP).
Conciliação
A I Semana Estadual da Conciliação segue até o dia 22 deste mês e estão previstas 1.000 audiências, que ocorrerão das 8h às 12h e das 13h às 17h, no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CJUS) do Fórum, no Barro Duro. As tentativas de conciliação envolvem, em sua maioria, processos de família, mas também serão analisadas ações que dizem respeito a direito do consumidor.
Por Bárbara Guimarães / Assessoria TJ-AL