“A cultura alagoana é muito rica. Entretanto, não é tão valorizada, nem lembrada. Precisávamos de um programa como este, que dê oportunidade aos nossos alunos de expressar sua vocação artística. Para manter essa chama cultural acesa”. A afirmação é do diretor acadêmico da Faculdade Integrada Tiradentes (FITS), Dário Cesar, que abriu oficialmente nesta segunda-feira (18) a I Semana de Arte, Cultura e Design (SACD) da instituição.
A SACD engloba exposições artísticas, festival de musica, fotografias, palestras, festival do minuto com curtas-metragens, pinturas e esculturas de artistas alagoanos. Um evento cultural, musical e audiovisual. Segundo o coordenador do curso de Comunicação Social, Raphael Araújo, a SACD tem como objetivo fomentar a cultura do estado e enaltecer a popularidade dos nossos artistas, tão pouco reconhecidos. “Queremos torna-los visíveis. É preciso reconhecer esse valor. Alagoas precisa ser vista com outro olhar, um olhar cultural”, afirmou.
A abertura contou com o talento de Rômulo Mello, cantor e compositor alagoano, que embalou a noite com repertórios de artistas consagrados da musica alagoana e brasileira, como Djavan, Eliezer Setton, Los Hermanos e Nando Reis. Segundo Rômulo, todos os compositores do estado “assinam embaixo” com a iniciativa da SADC, pois, instiga e abre os horizontes para artistas locais. “É uma iniciativa fantástica”, afirma. “Não tem nenhuma diferença na qualidade da produção musical que se faz aqui ou em outros lugares. Esse festival vai surgir muita coisa boa”, completa.
Já a professora e coordenadora Mônica Vianna, do curso de Design de interiores, relatou que divulgar o trabalho dos alunos fora da FITS é uma iniciativa louvável. “Muitos de nossos alunos são artistas por natureza; muitos pintam, fazem fotografias ou esculturas. Nosso grande objetivo foi mostrar que nossos alunos produzem cultura, e que dentro de nossa instituição, eles vão ter esse espaço”, afirma.
O evento vai até o dia 22 de novembro. E contará com uma programação de palestras e exposições espalhadas pelos corredores e paredes da instituição. Além disso, a FITS organizará concursos de curta-metragem e música, com a participação do público externo.
Por Brenda Magalhães / FitsCom